Mantenedoras e Reitor do UniFacema recebem título de “Cidadania Honorária Caxiense”

Publicado em 23/01/2024 15:07:07

Na última quinta-feira, (18/01), durante Sessão Solene na Câmara Municipal de Caxias, as mantenedoras do UniFacema, senhoras Aryzaltina Silva Penha, Maria Aparecida Barroso Coutinho e o Reitor da instituição Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, conquistaram honrosamente o título de “Cidadania Honorária Caxiense”.

É uma competência exclusiva do Poder Legislativo o ato de conceder honrarias e homenagens às pessoas que se destacam nas inúmeras áreas da atividade humana, com trabalhos reconhecidos nos setores cultural, artístico, econômico-empresarial, profissional, esportivo, religioso e filantrópico que enalteçam a comunidade e enobreçam o município. Os excelentíssimos vereadores Mario Assunção e Charles James foram os autores do Projeto que concedeu a criação do título de “Cidadania Honorária Caxiense.”

O vereador Mario Assunção, manifestou-se sobre a escolha dos ilustres nomes para o recebimento do honroso e merecido título.

“Foi um prazer ser o autor dessa homenagem às senhoras Aryzaltina Penha, Maria Aparecida e ao Reitor do UniFacema Prof. Marcos Aurélio, porque são pessoas merecedoras e que já possuem um excelente trabalho executado em Caxias. E, nada mais justo, que a câmara dos vereadores reconhecer esses serviços prestados, outorgando-lhes esse tão importante título que os deixaram muito felizes, e a mim também, que realizei o meu papel de legislador, tendo o enorme prazer de homenagear figuras tão importantes do nosso município.”

Fundadora e mantenedora do UniFacema, senhora Aryzaltina Silva Penha falou da importância do recebimento desta honraria.

“Me sinto muito grata e feliz por ter recebido esse título, porque foi uma prova de que houve o reconhecimento da minha contribuição para o crescimento social, econômico e cultural, tanto do município de Caxias quanto da região. É um presente que, quando o cidadão recebe, sente-se lisonjeado, por ser uma prova viva da sua participação no desenvolvimento de uma sociedade, fazendo a economia girar em uma região. É uma satisfação muito grande, pois foi um momento extremamente emocionante e que só trouxe contentamento para mim e para a minha família, coroando todos esses 34 anos em que já venho contribuindo na cidade de Caxias, principalmente na área da educação, exercendo o lado do empreendedorismo, gerando uma maior empregabilidade, com a formação profissional de cidadãos e cidadãs caxienses. Então, posso afirmar que, por tudo isso, hoje eu me considero uma pessoa realizada.”

A senhora Maria Aparecida Barroso Coutinho, também fundadora e mantenedora do UniFacema comentou sobre este momento ter sido a realização de um sonho.

“Receber este título de cidadania caxiense tão sonhado por mim, foi um momento muito emocionante, porque desde os 11 anos frequento a cidade, e em 1980, escolhi morar em Caxias, trabalhando como enfermeira na área assistencial. Depois, constituímos o UniFacema, em um projeto que começou no ano de 2006. No último dia 18/01, tivemos esse trabalho merecidamente, sem falsa modéstia, reconhecido. Eu amo Caxias, me identifico com a cidade, me sinto querida pela população, pelos amigos que fiz aqui, por toda a sociedade e sempre pensei no que eu poderia fazer de diferente para ajudar a cidade a prosperar. Assim, juntamente com a Aryzaltina e o Dr. Humberto Coutinho, meu saudoso cunhado e um dos sócios da instituição, conseguimos erguer a outrora Facema, hoje UniFacema. Com isso, promovemos a inclusão social de muitas pessoas, não só de Caxias, mas também de toda a região leste. Hoje, são profissionais liberais, graduados, e que ocupam posições de destaque nas suas respectivas áreas de atuação. Para mim, este dia especial marcou a coroação desse trabalho que foi muito importante e ainda será por muitos anos.”

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, também agraciado com o título de Cidadão Caxiense, expressou sua gratidão e orgulho em receber o referido título.

“É com grande honra e profunda gratidão que recebo o título de cidadão caxiense, uma distinção prestigiosa para mim. Agradeço à Câmara Municipal por este reconhecimento. Este título honorário de cidadão caxiense é um marco não apenas em minha carreira, mas em minha jornada de vida. Ser nomeado cidadão de uma cidade onde não nasci, mas onde dediquei anos de serviço e ainda dedico, no ensino superior, é uma experiência singular. Este título simboliza uma integração profunda e afetiva com a comunidade caxiense, consolidando um vínculo que transcende as fronteiras do nascimento e se fundamenta na dedicação, no trabalho e no compromisso com o desenvolvimento local.”

Cada agraciado(a) foi convidado(a) para a referida solenidade por seus méritos e pelo seu valor, e a somatória destes méritos, resultou em números altamente positivos, que os honram e os dignificam. A Sessão Solene foi conduzida pelo Presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Assunção e contou com a presença do Prefeito Interino de Caxias, senhor Ricardo Rodrigues.