O Tribunal de Justiça do Maranhão através da Coordenação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPECOM, realizou no auditório da Facema, a palestra: “Meios virtuais de tratamento de conflitos”, ministrada pelo Coordenador do núcleo, o Juiz Alexandre Lopes de Abreu.
O evento teve como objetivo discutir e instituir novas práticas para a conciliação e resolução de conflitos, viabilizando junto a sociedade civil e instituições a definição de novos instrumentos que tornem a resolução de conflitos mais célere desafogando e resolvendo os problemas do poder judiciário, através das plataformas de mídias digital.
A Profª Esp. e juíza da 5ª vara de Caxias, Marcela Santana Lobo juntamente com o Coordenador Adjunto de Direito, Profº Esp. Tiago Catunda Martins deram boas vindas aos alunos presentes.
Para o Juíz Alexandre Lopes é importante que os alunos, futuros operadores do Direito, compreendam essa nova realidade de transição do judiciário. “O diálogo com os alunos da Facema é para apresentar outros mecanismos que são possíveis servir para a solução de conflitos, os mecanismos digitais. Hoje é possível a partir de ferramentas específicas, fazer resoluções de conflitos na área de consumo, família, saúde, trabalho, ou administração pública, ferramentas digitais que permitam o diálogo via internet, que facilitam, economizam e aceleram o resultado do trabalho, e isso independente do envolvimento do judiciário. Então, esse é um instrumento muito importante para as pessoas que estão começando a definir as suas oportunidades profissionais, visualizando esse novo mercado que está à disposição, para permitir um bom exercício profissional.”
Para o acadêmico do 2º período de Direito Rodolfo Cruz Neto, a palestra foi excelente. “Pois nos deu uma base e um conhecimento maior sobre o que “talvez” pode ser o nosso futuro emprego, ou seja, os novos meios de tecnologia a serem aplicados na área do Direito, para a resolução rápida de conflitos, utilizando o meio virtual.”
Clique aqui e confira mais fotos