A aula inaugural da segunda turma de Pós-graduação de Oncologia foi realizada no último dia 25 de agosto, e contou com a presença do Diretor Acadêmico Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves que deu boas vindas aos alunos.
Também estiveram presentes a Coordenadora de Enfermagem Profª Drª Ana Carla Marques da Costa, a Secretaria da Pós-graduação Simone Santos Ducarmo Souza e a Profª Msc. Ana Carolina Floriano de Moura, que será responsável pelas aulas da primeira disciplina do curso.
Durante o curso, os alunos serão habilitados para a assistência de enfermagem ao indivíduo com câncer, com foco nas áreas de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento das principais neoplasias, considerando o perfil epidemiológico da população brasileira.
Para a Profª Msc. Ana Carolina investir nessa especialização é enfrentar uma concorrência mais balanceada no mercado de trabalho. “Diante das pesquisas, que mostram uma prevalência do aumento da incidência de câncer específico para homens e mulheres, o momento é de se ajustar a realidade do mercado e estudar. O profissional da área de saúde tem que esta preparado, e a Facema sempre teve essa preocupação de qualificar o seu profissional desde a graduação, e continuando com a pós-graduação, então essa é uma excelente oportunidade de renovação de conhecimento.”
E esse foi o pensamento do egresso de Enfermagem de 2015.1 Amós da Silva Uchôa. “A importância de fazer uma especialização é grande, além de acrescentar ao currículo, é uma oportunidade de adquirir novos conhecimentos. Então, por isso o interesse de fazer a pós de oncologia na Facema, uma instituição renomada no Maranhão, com professores capacitados a nível de mestrado e doutorado. E a escolha dessa pós de oncologia é porque hoje é um diferencial no mercado de trabalho, temos poucos profissionais nessa área, além disso me identifico muito com a área, onde o paciente requer cuidados bem amplos de Enfermagem, onde é necessário que o profissional tenha conhecimentos de fatores, índices, tratamentos terapêuticos e internações cirúrgicas para que possa proporcionar o melhor tratamento ao paciente.”, afirmou o aluno.