O minicurso de Criminologia aplicada e suas teorias, ministrado pelo Profº Esp. Aymberê Alencar, foi concluído no dia 16 de maio. Cerca de 40 acadêmicos do curso de Direito de diversos períodos participaram do evento.
Durante as aulas, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a criminologia e suas teorias aplicadas. Teorias americanas, denominadas de Teorias de Chicago, por se tratar de uma escola positiva, que são: Teoria da Janela Quebrada; Tolerância Zero; Teoria de Labelliny Approuach, e também conceito de Vitimologia.
No entanto, a teoria que mais despertou o interesse dos acadêmicos segundo o ministrante do curso, foi a Teoria do Criminoso Nato, que é do médico italiano Cesare Lombroso. Segundo o autor, uma pessoa já nascia predestinada a delinquir, devido aos fatores genéticos do individuo, fisionomia, boço, orelha. E durante muitas décadas esta teoria foi aceita, consequentemente muitos inocentes foram condenados apenas pelos aspectos físicos. Atualmente a teoria foi derrubada pelos estudiosos, mas tem grande importância porque deu início a criminologia moderna.
Para o Profº Esp. Aymberê Alencar, a iniciativa pioneira da Facema em promover o minicurso com esta temática foi mais do que positiva. “A Facema está de parabéns, os alunos estão de parabéns. É através dessas inovações, que a instituição pretende formar futuros profissionais com a base teórica muito mais bem elaborada, do que os profissionais hoje que estão no mercado.”
Para os acadêmicos, o minicurso foi considerado ótimo, devido a gama de informações adquiridas sobre a criminologia.
A acadêmica Grabriela Mota Moraes, do 1º período, destacou a importância do curso. “O minicurso foi bom, porque era uma área que eu tinha interesse, tinha vontade de conhecer, só que como eu estou no início do curso nós ainda não vimos essa área assim profundamente, agora eu tive a oportunidade de conhecer melhor, de aprender mais sobre a criminologia. Muito satisfeita de ter participado.”
A afirmação da acadêmica foi compartilhada pela também colega do 1º período Yasmin Sarina. “O curso foi bem interessante, abordou vários temas, e como tudo é muito recente para mim, tudo muito novo, foi estimulante participar.“
Clique aqui e confira mais fotos