Teve início no último dia 22 de setembro, o minicurso Fisioterapia em Neonatologia e Pediatria, ministrado pelo Profº Esp. José Walbert Pereira Araújo.
O minicurso que está sendo ofertado para alunos de Fisioterapia e profissionais da saúde de Caxias, tem como objetivo, desenvolver o raciocínio crítico no processo de prescrição de exercícios terapêuticos em neonatos e pediatria.
Durante o curso, os alunos terão informações sobre os princípios de avaliação do neonato e da pediatria, uma visão global, indicação e prescrição de exercícios, técnicas de terapia manual que auxiliam o tratamento e métodos cinéticos-terapêuticos específicos, bem como aulas práticas no laboratório de Cinesiologia.
De acordo com o Profº Esp. José Valbert, o mercado de trabalho hoje está carente de profissionais na área de Fisioterapia Neonatal:
“então, o minicurso irá destacar para os acadêmicos e também profissionais da área, a importância do Fisioterapeuta dentro da UTI Neonatal, sendo necessário a permanência desse profissional no sistema de 24 horas, para o atendimento ao recém-nascido prematuro, que tem peculiaridades fisiológicas e anatômicas diferentes e particulares de uma paciente adulto. Portanto, a dica que deixo a todos, é que não parem de estudar, todo dia aparece uma novidade na área, e essa fatia do mercado está em aberto, porque não temos profissionais capacitados para atuarem na área, então através dessa capacitação, esse futuro profissional terá uma diferença frente aos outros.”
Para o acadêmico de Fisioterapia do 8º período Lucas Sousa Guimarães, o minicurso irá proporcionar uma visão específica da área Neonatal. “No meu caso, que tenho interesse na área, está sendo de grande importância participar desse minicurso, a minha pretensão é posteriormente fazer uma especialização na área, abraçando as oportunidades que irão surgir no mercado de trabalho. A instituição está de parabéns por está oferecendo esse minicurso que irá acrescentar algo mais ao nosso currículo, uma oportunidade de adquirir conhecimentos em uma área que está aberta para novos profissionais.”