O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Caxias, realizou na última quinta-feira, 16, uma visita técnica à Discar Distribuidora com os monitores do Serviço-escola de Psicologia. A ação marca o início das atividades do projeto de extensão “Desperte o seu melhor”, fruto de uma parceria entre o UniFacema e a empresa, que visa desenvolver ações voltadas ao bem-estar emocional e à valorização humana no ambiente corporativo.
Durante a visita, os monitores tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura física e organizacional da empresa, compreendendo como a Psicologia pode contribuir em diferentes áreas, inclusive na gestão de pessoas e na promoção da saúde mental no trabalho. O momento também proporcionou um olhar ampliado sobre a atuação do psicólogo no campo organizacional, reforçando a importância da formação prática e interdisciplinar oferecida pelo curso.
O curso de Psicologia do UniFacema, por meio do Serviço-escola de Psicologia, tem buscado fortalecer a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A parceria com a Discar Distribuidora é um exemplo desse compromisso institucional, ao propor ações que envolvem rodas de conversa, oficinas temáticas e intervenções psicossociais voltadas à equipe da empresa. As atividades serão conduzidas pelos monitores, sob a supervisão da coordenação do SEP, garantindo a aplicação dos conhecimentos teóricos em contextos reais de trabalho.
Para a acadêmica Gabrielle Cristina Nogueira de Sousa, do 6º período de Psicologia, a experiência foi enriquecedora tanto do ponto de vista profissional quanto pessoal.
“A visita técnica foi muito interessante, conhecemos toda a infraestrutura, toda a logística e nos proporcionou uma visão mais ampla sobre o papel do psicólogo nas organizações. Foi possível perceber como o cuidado com a saúde mental pode impactar positivamente o clima organizacional e o desempenho dos colaboradores”, destacou.
A assistente de Gente e Gestão da Discar Distribuidora e também acadêmica do UniFacema, Antônia Mariely Almada da Silva, ressaltou a relevância da parceria e os benefícios para todos os envolvidos.
“Também sou acadêmica do UniFacema, fico muito feliz em receber os monitores, do Serviço-escola de Psicologia para agregar ainda mais ao nosso projeto “Desperte o seu melhor”, promovendo o bem-estar dos nossos colaboradores e também a saúde mental. Essa troca é extremamente positiva, pois contribui para o crescimento dos acadêmicos e das equipes que irá participar das atividades”, afirmou.
A Prof.ª MSc. Jakeline Conceição Guimarães Sousa, coordenadora do Serviço-escola de Psicologia, enfatizou que o projeto representa mais um passo no compromisso do UniFacema com a formação integral dos acadêmicos.
“O projeto ‘Desperte o seu melhor’ busca promover experiências de autoconhecimento e fortalecimento emocional, ao mesmo tempo em que oferece aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar a prática profissional com responsabilidade social. Essa integração é essencial para formar psicólogos preparados para os desafios contemporâneos”, explicou.
A iniciativa reforça o papel do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, Campus Caxias, como agente transformador e promotor de cidadania, alinhado às Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Psicologia, que destacam a importância da prática extensionista na formação profissional. Com essa parceria, o UniFacema reafirma seu compromisso com o ensino de excelência e com o desenvolvimento humano e social da comunidade caxiense.
Veja as fotos:
Com informações da Assessoria de Comunicação e Marketing do UniFacema Publicado em 21/10/2025 Por Andressa Félix.