Mostra de Trabalhos Acadêmicos e Gincana Cultural encerram a Jornada Científica da Escola de Saúde do UniFacema

Publicado em 09/11/2021 11:28:22

No dia 29.10, os cursos da Escola de Saúde do UniFacema realizaram as últimas atividades da Jornada Científica.

As ações aconteceram nos dias 27 e 28 de outubro e teve abertura no auditório do UniFacema, com a palestra, “Saúde, Cenário de Crise e Prática Profissional”, que ocorreu de forma híbrida, envolvendo alunos da IES e o público externo.

Dando continuidade as atividades, alunos dos cursos que compõe a Escola de Saúde, distribuíram-se nas salas de aula, onde aconteciam apresentações de trabalhos científicos, oficinas e mesas redondas.

No encerramento da Jornada de Saúde foi realizada uma Gincana Interdisciplinar, composta por alunos e liderada por professores e coordenadores dos cursos.

Na oportunidade, os alunos organizaram-se em duas equipes e demonstraram todo talento nas provas, que envolviam originalidade, criatividade, raciocínio e muita competividade.

Como destacou a Diretora da Escola de Saúde, Profa. Msc. Márcia Santos:

Profa. Msc. Márcia Sousa Santos

Diretora da Escola de Saúde do UniFacema

“No último dia da nossa Jornada Científica tivemos apresentação de excelentes trabalhos científicos e finalizamos com a Gincana Interdisciplinar, onde foi possível abordar temas de desenvolvimento social, moral e emocional entre as equipes. Os alunos foram desafiados a utilizar sua criatividade, desenvolvendo respeito às regras, cooperando com as equipes e tomando decisões. Foi uma semana tensa, mas bastante prazerosa”

(Profa. Msc. Márcia Sousa Santos, Diretora da Escola de Saúde do UniFacema)

Prof. Esp. Antônio Daniel Saraiva da Costa

Coordenador do curso de Educação Física

“Na sexta-feira 29 de outubro, foi realizada a Gincana Interdisciplinar UniFacema, tivemos envolvimento dos alunos da área de saúde da IES, divididos e mobilizados em duas equipes que demonstraram alegria, entusiasmo, criatividade e acima de tudo espírito competitivo. A gincana foi importante para reanimar nos alunos a energia, o espírito de liderança e a interação entre as equipes. Nesse momento, percebemos em cada olhar, em cada participação as horas dedicadas entre as duas equipes, em um trabalho com um único fim, diversão e aprendizado coletivo. Todos os alunos envolvidos, professores, direção e gestão superior da instituição estão de parabéns! E que possamos dar continuidade em eventos como esse, cada vez mais produtivo e grandioso. Foi um sucesso! ”

(Prof. Esp. Antônio Daniel Saraiva da Costa, Coordenador do curso de Educação Física)

Gabriela Pereira de Sousa

Acadêmica do 4° período de Fisioterapia

“Gostei muito da gincana, apesar da minha equipe não ter sido vitoriosa, fiquei triste na hora, mas já passou. Tivemos oportunidade de conhecer pessoas novas, interagimos com alunos de outros cursos e abraçamos a causa com muito empenho e dedicação. Foi uma competição muito divertida. Se pudesse ter duas gincanas ao ano seria muito legal, pois desopilamos, deixamos o estresse de lado e trocamos experiências”.

(Gabriela Pereira de Sousa, acadêmica do 4° período de Fisioterapia)

Andreina Almeida

Acadêmica do 7° período de Psicologia

“Foi um enorme desafio! Dos bastidores ao produto final foram dias de planejamento. Nós tínhamos uma mensagem a passar e queríamos passar com riqueza de detalhes. Levamos a cultura do nosso Estado, valorizamos o que é nosso, levamos resistência e visibilidade.

Foi um trabalho em equipe, eu não teria conseguido sem a organização pensando junto comigo. Nossas idealizações partiram de nós (alunos), como iríamos executar e o que queríamos dizer. Na campanha de arrecadação, saímos nas ruas e conhecemos a realidade da nossa cidade. Cada kg de alimento que recebíamos era vindo de um pedido de socorro por dias melhores. Acho que isso nos deu um impulso enorme e nos motivou.

Sobre a nossa cultura, pensamos em levar e mostrar do que somos feitos. O nosso Estado é rico, alegre. Nosso povo é sofrido, mas leva consigo a leveza e o som do tambor, e assim como Catirina desejou comer a língua do boi, desejamos mostrar o que somos. Como disse no discurso da vitória: Gincana não se ganha no grito e nem querendo ser melhor, gincana se ganha jogando com ética e respeito”.

(Andreina Almeida, acadêmica do 7° período de Psicologia)

Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno

Coordenadora do curso de Psicologia

“Toda a gincana foi organizada pelos alunos, a equipe vencedora, intitulada “Em Chamas” formada pelos alunos dos cursos de Psicologia, Educação Física, Nutrição, Radiologia e Odontologia estabeleceu esse nome por representar questões exprimindo a resistência. O fogo representando a luta de classes que são consideradas minoria.

Além das questões relacionadas à críticas e políticas publicas manifestadas nas apresentações foram trabalhadas questões de relações interpessoais e de assertividade. Acredito que os alunos foram muito exitosos”.

(Profa. Dra. Ana Deyvis Santos Araújo Jesuíno, Coordenadora do curso de Psicologia)

Prof. Esp. Raimundo Robson Lopes

“A gincana do UniFacema foi um momento em que nós, depois de muito tempo, e muitos problemas em relação a pandemia, tivemos essa interação multidisciplinar entre alunos, professores, coordenadores e diretores de escolas. Foi um momento muito produtivo, onde todos se empenharam o máximo, principalmente no recolhimento de alimentos para doação, além de mostrar todo talento e diversidade de conhecimentos”.

(Prof. Esp. Raimundo Robson Lopes)