Passar horas e horas dentro de um ônibus não é tarefa fácil. Os acadêmicos da Facema que moram em outras cidades do Maranhão enfrentam diariamente essa rotina para chegarem até a instituição.
Mas, se para os estudantes as longas horas de estrada é cansativa, para os motoristas que conduzem estes acadêmicos a viagem também se torna uma tarefa difícil. Foi pensando no bem estar destes profissionais que a Facema construiu uma Sala de Descanso para os condutores.
A sala fica localizada na área da Facema e tem acesso exclusivo para os motoristas pela Praça Magalhães de Almeida. O espaço é climatizado, possui TV, Sofás e Cadeiras confortáveis, revistas para leitura, Gela-água, Café e banheiro. “A concepção desta sala, foi de disponibilizar um lugar seguro e confortável para os condutores dos nossos alunos durante o período em que eles aguardam eles assistem aula. Desta forma acreditamos que estamos contribuindo para um retorno mais seguro a suas cidades de origens, estando os condutores descansados e mais atentos”, disse o Diretor Financeiro da Facema, José Teixeira.
O acesso à sala é liberado nos horários de 18h as 22h. Atualmente, o espaço já é utilizado por 10 motoristas, vindos das cidades de Presidente Dutra, Codó, Timbiras, entre outras. O motorista Natanael Lima, faz linha de Timbiras para Caxias e enfrenta duas horas e meia de estrada para chegar até a faculdade. Ele sai todos os dias as 16h do município, para que as 18h30 consiga chegar em Caxias. “ Antes a nossa rotina era desembarcar os estudantes e ficar esperando, sentados na calçada ou dentro do ônibus, até o horário da saída, às 22h, para novamente dirigir até Timbiras. Para nós, essa rotina sempre foi muito cansativa, pois não tínhamos lugar adequado para descansar e sempre nos expusemos a outros perigos no meio da rua, como assaltos. Agora, com a sala de repouso, nós temos um lugar mais apropriado para passar o tempo enquanto esperamos as aulas acabarem, com mais conforto e segurança. A volta para casa agora é mais segura”, disse.
Atualmente cerca de 500 estudantes desembarcam diariamente destes ônibus para assistirem aula na Facema. São acadêmicos que após as aulas retornam as suas cidades de origem.