No dia do Bibliotecário, confira aqui entrevista com a bibliotecária da Facema Nayla Kedma
[caption id="attachment_1244" align="alignleft" width="228" caption="Nayla Kedma, bibliotecária da Facema"]
[/caption]
Há dois meses na Facema, a bibliotecária Nayla Kedma, 24 anos, é responsável por gerir um acervo de mais de 14 mil títulos e uma equipe de sete colaboradores na Biblioteca Irmã Maria Gemma de Jesus Carvalho. Nova na profissão(e na idade), Nayla define, em entrevista, a Facema como a grande oportunidade da sua vida profissional, já que este é seu primeiro trabalho depois de cursar biblioteconomia na Universidade Estadual do Piaui e ter sido selecionada para o cargo disputado entre 10 concorrentes através de entrevista e análise curricular. Nayla Kedma é um exemplo de que a Facema é mesmo um celeiro de oportunidade para novos talentos.
Além da leitura, tem no cinema o seu principal hobby. De todos os filmes vistos por ela, a comédia romântica “O diário de Brigite Jones” protagonizado por Renée Zellweger e Hugh Grant, é o seu favorito. Capricorniana, a disciplina é uma das suas principais características. Mas como ela encara o trabalho na Facema e quais seus planos para o futuro? Descubra nesse bate-papo da assessoria de comunicação da Facema com a bibliotecária
Assessoria de Comunicação-Assecom:
-Quais os seus planos para o Futuro?
Nayla: -Fazer o mestrado em Ciência da Informação. Algo que me programo para iniciar no próximo ano.
Assecom:
-Quais seus planos para a Facema?
Nayla – Pretendo dar tudo de mim, colocando em prática todo o conhecimento adquirido com o academicismo, desenvolvendo ainda mais minhas aptidões.
Assecom:
- Como tem sido sua rotina de trabalho?
Nayla – Desafiadora. Um verdadeiro exercício prático. Estou me sentido realizada e em conversas com minhas amigas de profissão vejo que sou até privilegiada.
Assecom:
-Como assim?
Nayla:
-Aqui na Facema tenho total apoio da direção, e lá fora a realidade das minhas amigas de profissão é diferente. A Facema dar excelentes oportunidades de trabalho e o que quer em troca é um feedback positivo. É o que também pretendo, graças a Deus tive sorte de contar com uma equipe dinâmica e tem os mesmos propósitos que a instituição.
Saiba mais sobre o surgimento dessa data
O Dia do Bibliotecário é comemorado em 12 de março em homenagem à data do nascimento do bibliotecário, escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, que nasceu no dia 12 de março de 1882.
Em 1906, depois de finalizar seu curso de Engenharia, foi fazer um aperfeiçoamento em eletricidade, nos Estados Unidos. Lá, conheceu o bibliotecário Melvil Dewey, que o deixou interessado pela profissão. Aos 33 anos, Manuel foi trabalhar com biblioteconomia. Ficou em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Entre 1945 e 1947, trabalhou na Biblioteca Nacional e depois assumiu a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil.
Fonte: internet