O UniFacema traz informações sobre como o Chat GPT pode modificar positivamente a metodologia de ensino e aprendizagem nas IES

Publicado em 31/03/2023 18:27:12

O Chat GPT, apresenta-se como um algoritmo de Inteligência Artificial (IA) que responde a perguntas dos usuários, e vem transformando rapidamente o comportamento de estudantes e, consequentemente, o modo de atuar de escolas em todo o país. Afinal, o novo mecanismo auxilia, de maneira considerável, a produção e entrega de tarefas.

Mas, será que tratando- se das Instituições de Ensino Superior (IES) este impacto é o mesmo? O UniFacema informa como a instituição pretende lidar com o uso do Chat GPT e como a utilização dele pode ser positiva para todos, quando utilizada com responsabilidade, certamente.

O Chat GPT vem fazendo as IES repensarem suas metodologias, tanto de ensino e aprendizagem, quanto de avaliação. Contudo, é necessário afirmar que o surgimento do algoritmo de IA está apenas acelerando o processo de utilização de metodologias ativas de ensino e avaliação por competências, causando uma forte mudança no modelo tradicional que conhecemos.

O UniFacema compreende que dispositivos como o Chat GPT, devem ser vistos como colaboradores no processo de aprendizagem e como uma ferramenta preciosa de auxílio. A instituição compreende que o ensino superior e de pós-graduação referenciado em projetos é a direção correta, e ferramentas como o Chat GPT valorizaram e aceleraram este percurso, porque atividades como a pesquisa sobre vários temas e a tradução de textos em outros idiomas tornam-se muito mais acessíveis, métodos que, quando bem usados, fazem que o acesso à informação e ao conhecimento seja muito mais fácil. Porém, como ainda é algo novo e temos observado outros algoritmos parecidos surgir, inúmeras possibilidades ainda serão debatidas, experimentadas e implantadas no ensino.

O Reitor do UniFacema, Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves explica a importância do uso desta ferramenta e a maneira que ela deverá ser utilizada na instituição.

“Atualmente, vivendo num mundo de tecnologias e inteligência artificial, a cada dia nos aparecem “novidades” e, recentemente, surge na vida real, o Chat GPT. Isso, também, chega na IES, haja vista que a IES é um reflexo da vida na sociedade. A princípio gera medo naqueles que fazem a IES, mas com o conhecimento e a apropriação dessas novidades começamos ver as contribuições que isso pode trazer para sala de aula. O Chat GPT chegou também para isso, ou seja, devemos sim, saber como usá-lo em prol do processo ensino-aprendizagem, como mais uma ferramenta que auxilia esse processo, tanto para o professor como para o aluno. Na verdade, o Chat GPT não deve ser rechaçado da escola, e sim, deve ser estudado e ser apropriado, de forma positiva e proativa no processo de ensino-aprendizagem. Já vivenciamos isso, num passado distante, que foi o surgimento do Google, hoje já o temos como mais um auxiliar em nossas atividades e pesquisas, e assim consigamos com o chat GPT, pois de forma sábia, ele poderá nos ajudar e oportunizar outras formas de aprender e usar a inteligência artificial.”

Portanto, o Chat GPT não deve ser evitado, mas usado com responsabilidade. Além disso, é necessário modificar a estrutura de ensino, e o UniFacema vem trabalhando com seus professores(as) e colaboradores(as) para que a ferramenta seja empregada com responsabilidade, ajudando no processo de ensino e aprendizagem. A instituição não acredita que o Chat GPT seja algo a ser rejeitado, mas o seu uso necessita de monitoração e validação para que a sua utilidade e qualidade da informação possua garantia. Se bem usada e dentro da proposta metodológica da IES, os resultados podem e devem ser positivos. É importante ressaltar que, tanto o processo de ensino e aprendizagem quanto as formas de avaliação, precisam sofrer ajustes. O ensino e a avaliação por competências, utilizando metodologias ativas, é um caminho muito interessante a ser utilizado juntamente com o Chat GPT.

E, apesar de controversa, é importante ressaltar que a ferramenta não resolve todas as questões sozinhas, pois é preciso entendimento e reflexão para assimilar o melhor das respostas que esta pode oferecer e ainda necessita bastante do usuário e de como ele formula as perguntas. Portanto, o usuário precisa saber tratar os assuntos do seu interesse da forma apropriada, ou seja, fazer as perguntas corretas. Outro fato importante para o entendimento desta ferramenta, é que ela ainda não funciona com uma exatidão total nas suas respostas.

Apesar de entender o Chat GPT com potencial positivo e agregador, é preciso entender também que existem algumas observações. O uso errado desse tipo de ferramenta pode ser nocivo ao processo de ensino e aprendizagem. Por exemplo, se for utilizada simplesmente para obter textos a serem usados em respostas diretas, sem que o usuário tenha total compreensão do tema, pode-se sofrer consequências indesejadas, como o estímulo aos resultados fáceis e ao não desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico, fundamentais para uma formação de qualidade.

Assim, como toda nova tecnologia, o Chat GPT provoca empolgação, dúvidas e consequências quase imediatas. Mas o que pode-se notar é que, apesar do que achamos ou acreditamos, este tipo de dispositivo parece ter vindo para ficar.