O ano de 2015 para o corpo docente e discente do curso de Direito da Facema foi de lutas e conquistas. Após o conceito de “Excelência”, nota 5 concedido pelo MEC, reconhecendo o curso de Direito da Facema, mais uma nova etapa foi superada. A OAB Federal emitiu no dia 11 de dezembro, sexta-feira, parecer favorável nesse processo de reconhecimento.
O fato, é que além das notas objetivas, as faculdades de Direito precisam ter parecer favorável do Conselho Estadual e Federal da OAB. O parecer favorável da Ordem ganha papel importante no processo. O trabalho em conjunto OAB e MEC permite um avanço no ensino de Direito no Brasil, com foco na qualidade, na infraestrutura e no futuro dos graduandos, onde a defesa dos direitos dos cidadãos poderá ser feita por profissionais qualificados, formados em cursos com qualidade comprovada.
O Coordenador do Curso de Direito da Facema, Profº Phd. Giorge André Landro destacou a importância desse reconhecimento, também pela OAB Federal. “Para nós, ter essa certeza, também pela OAB, que é o conselho profissional para os advogados, que é uma das profissões que os nossos alunos podem exercer, é claro que tem um significado muito relevante, e mais uma vez, demonstra que a Facema e o curso de Direito estão muito bem preparados, prestando esse serviço educacional para os nossos alunos, e que nós vamos ter essa garantia que os nossos alunos, sairão de uma excelente instituição, de um excelente curso, e terão sucesso no mercado de trabalho por conta desse respaldo tanto do MEC, quanto do Conselho.”
A satisfação desse reconhecimento também foi compartilhada pelo Coordenador Adjunto do curso de Direito da Facema, Profº Espc. Samuel Pereira Sousa.“Uma satisfação de poder ter participado de todo esse processo, acompanhando desde a visita do MEC, posteriormente acompanhando a OAB Estadual “in loco”, em seguida em Brasília fazer a defesa do nosso curso, foi muito satisfatório terminar o ano, sabendo desse resultado, com esse relatório que o Conselho Federal da OAB através da sua Comissão Nacional de Ensino Jurídico valida o que o MEC e Conselho Estadual da OAB verificaram “in loco”, que na Facema se faz o ensino jurídico com qualidade. Então, hoje nós temos OABos indicadores nacionais da OAB Federal e MEC validando e considerando o curso de Direito de Caxias da Facema, como um curso de excelência.”