O projeto Obesidade Zero idealizado pelo Profº Msc. Carlos Antônio da Luz Filho completou dois anos de funcionamento. O mesmo continua sendo desenvolvido a cada semestre por alunos do curso de Fisioterapia na Clínica de Saúde da Facema. Um das metas do projeto é a diminuição de peso junto com a diminuição de medidas, no caso circunferência abdominal que hoje está associada a riscos cardiovasculares, bem como proporcionar ao paciente mais disposição para atividades de vida diária e também no trabalho.
Para a paciente, dona de casa Áurea de Sousa Holanda a iniciativa do projeto foi ótima.
“Perdi 2 quilos e consegui atingir a meta que era a de controlar o meu peso. A Facema está de parabéns por oferecer esse benefício de qualidade para a comunidade de forma gratuita. Além das atividades físicas realizadas duas vezes durante a semana, também somos conscientizados da importância da prática diária desses exercícios para manter uma qualidade de vida. Hoje estou me sentindo com mais disposição e energia, passei a me amar mais, valorizando o meu corpo, enfim, gostei do resultado que alcancei e recomendo que outras pessoas possam participar do projeto, porque é muito bom.”
Para o Profº Msc. Carlos Luz, resultados como estes é que garantem o sucesso do projeto.
“Há dois anos quando fundamos o projeto “Obesidade Zero” tínhamos 8 pacientes, o que observamos hoje é o aumento continuo da demanda, que a cada semestre se renova. São novas turmas e alunos que tem a oportunidade de colocar em prática a teoria adquirida em sala de aula. Acredito que esse final do primeiro semestre 2017.1 a avalição é positiva, terminamos com 24 pacientes atendidos duas vezes na semana nos turnos manhã e tarde.”
O acadêmico do 6º período de Fisioterapia Daniel dos Santos da Silva também destaca o quanto foi prazeroso ter participado do projeto. “Ganhamos mais conhecimento na vivência da prática orientando os nossos pacientes sobre à perca de peso que é uma consequência do exercício físico, proporcionando também uma melhora na qualidade de vida. E os resultados são tão positivos, que os pacientes já cobram o retorno das aulas, e isso é muito gratificante para nós alunos da Facema, é um trabalho que dá resultado, beneficiando todos, comunidades e instituição.”