A oficina: “Metodologias Ativas”, ministrada pela Profª Drª Gisela Rocha de Siqueira, foi desenvolvida no dia 29 de janeiro, abrindo a programação da XIII Semana Pedagógica da Facema. Na oportunidade, foram discutidos os principais conceitos da metodologia, bem como as estratégias de ensino aprendizagem para serem postas em prática diretamente com o aluno.
De acordo com a facilitadora Drª Gisela Rocha, o objetivo do módulo dois é trabalhar com foco no planejamento do ensino, da aula e estratégias que podem chamar o aluno para a participação ativa. Para Drª Gisela Rocha, o professor não deve ter medo de experimentar as estratégias aprendidas na oficina.
“Tem que colocar em prática esse aprendizado em sala de aula, chamando os alunos para participar, auxiliando os mesmos no processo de ensino aprendizagem. E essa estratégia da Facema, repito, é muito importante para os docentes e principalmente para a qualidade de ensino e para o aluno. Esse investimento em metodologias ativas pela Facema, favorece ao professor trabalhar melhor, ficar mais satisfeito, e isso será refletido no final da formação do aluno, tornado o mais crítico e autônomo diante da realidade e da transformação social.”
No decorrer da oficina, os professores falaram das primeiras experiências em sala de aula já com o uso da metodologia ativa, fruto do primeiro módulo. Já para os novos professores contratados da IES, a oficina é mais um ponto positivo a ser destacado em favor da instituição. Para o Profº Msc. Pedro Henrique Brito que irá ministrar aulas no curso de Arquitetura e Urbanismo, a oficina foi de grande valia.
“Muito interessante, esta é a minha primeira experiência profissional como docente, e não fazia ideia que a semana pedagógica era tão envolvente, com tantas atividades e muito aprendizado. Acredito que só tenho a crescer como docente, saindo do estilo aula básica exposição e utilizando novas técnicas, para o aluno absorver melhor os conteúdos, achei bem interessante a proposta da semana pedagógica usando a proposta da metodologia ativa. Com certeza vai ficar mais fácil e dinâmico repassar os conteúdos para os alunos.”
O Profº Msc. Thiago de Assunção de Moraes que assume a Coordenação de Administração também aprovou a oficina.
“O curso de Administração já tem disciplinas que trabalhem usando a metodologia ativa, enfim da minha experiência em outras instituições que já passei não tinha essa preocupação com a formação do professor. A Facema está de parabéns, pela forma acolhedora que recepcionou os professores, e oficina é muito boa, porque mostra o compromisso da IES com o professor, lhe atualizando de técnicas e estratégicas que possa melhorar o relacionamento professor e aluno em sala de aula.”
A Profª Drª Marcia Gabriely Alves da Cruz que irá ministrar aulas nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, ficou encantada com a receptividade da Facema com os novos professores.
“Sensacional a oficina de metodologias ativas, e é bom porque eu já estou me adaptando as novas realidades do ensino superior. Falar da Facema, a primeira impressão muito boa, melhor não poderia ser, impressiona pelo porte, grandeza e pela preocupação com a formação do professor, e eu acho isso muito encantador, porque é sempre bom a gente se reciclar, principalmente lidando com esses meninos tão jovens e já tão inseridos no mundo globalizado, onde tudo se renova automaticamente a cada segundo, portanto, eu acho que esse investimento da Facema na formação do professor é muito válido.”
Clique aqui e confira mais fotos