Toda grande empresa que presa pela qualidade de serviço oferecido ao seu público, prima pela opinião pública. A Facema, como uma faculdade que acredita nesta troca de informação, possui canal direto de comunicação com alunos, professores, colaboradores e toda comunidade acadêmica: a Ouvidoria Facema.
A Ouvidoria é gerenciada pela Comissão Própria de Avaliação- CPA e funciona como um espaço para que pessoas ligadas direta ou indiretamente à Instituição possam expressar sua opinião. Os balcões estão implantados nas entradas dos Blocos 1 e 2, próximos as catracas de acesso aos prédios. No local, o aluno tem à sua disposição um formulário, que é depositado na urna, onde pode fazer críticas, dúvidas, sugestões e elogios referentes aos serviços prestados pela Instituição.
A manifestação pode ser ou não sigilosa. “Os alunos tem total liberdade de expressarem suas opiniões na Ouvidoria. Não há censura nem retaliações; sendo que, se preferir, o manifestante não precisa se identificar”, disse a coordenadora do CPA, Edilene Silva.
Todos os formulários são retirados semanalmente e encaminhados a cada setor responsável, de acordo com a manifestação exposta. Cabem a cada setor, as medidas possíveis para a solução ou prevenção das falhas. “Todos os formulários que são depositados na ouvidoria são cuidadosamente analisados. Qualquer pessoa que se manifestar por meio da ouvidoria pode ter certeza que sua manifestação será bem vinda e , quando preciso, solucionada. Porém, é preciso ter consciência que a Ouvidoria leva em consideração o bem comum, procurando atender as questões ligadas à opinião geral. As questões particulares ou individuais não são válidas para análise”, ressaltou Edilene Silva.