Foi realizada no dia 13 de novembro, sexta-feira, uma palestra sobre Português Jurídico, ministrada pelo advogado Gentil Reis da Cunha Santos. A iniciativa partiu da coordenação do curso de Direito juntamente com a professora da disciplina Português Jurídico, Profª Espc. Fausta Maria Miranda dos Reis.
O Coordenador Adjunto do curso, o Profº Espc. Samuel Pereira falou que o curso de Direito oferece as práticas jurídicas a partir do 7º período, onde os alunos têm as práticas jurídicas, penal, civil, trabalhista e administrativa. “Foi uma grata surpresa o interesse dos alunos do 2º período em adquirir esse conhecimento da elaboração de peças e outros documentos jurídicos já no início do curso. No entanto, neste momento, entendemos que o primordial para nossos acadêmicos é o conhecimento da técnica da escrita jurídica. Mas procurando atender a esse anseio, convidamos o advogado Gentil Reis para ministrar a palestra, e acreditamos que a troca de conhecimentos e informação sobre a elaboração de um bom texto jurídico será benéfica para todos.”
Na palestra, o advogado Gentil Reis informou aos acadêmicos, sobre a importância do conhecimento técnico do português jurídico, quando da elaboração das peças processuais. “É importante destacar que o português no Brasil é único, a diferença na hora de elaborar os documentos jurídicos, é saber adaptar e direcionar o português para essa área técnica, usando o linguajar próprio do judiciário, e nessa questão alguns operadores do Direito tem dificuldades, portanto, aqui o que pretendemos é tirar dúvidas e contribuir nesse aprendizado.”
A professora Fausta Reis fez uma avaliação positiva da atividade desenvolvida em sala de aula. “Essa oportunidade dos alunos de conhecerem um pouco mais sobre a profissão de advogado, bem como saber das dificuldades mais frequentes em relação a redação das peças, além da informação da importância do domínio da língua portuguesa para a elaboração de um texto jurídico, foi de grande valia. A receptividade dos alunos com a proposta foi ótima, eles participaram e interagiram muito com o palestrante. Inclusive a partir dessa iniciativa, já estamos considerando estender essa mesma proposta da disciplina Português Jurídico II no próximo período, convidarmos outras pessoas de renome do mundo jurídico.”
Clique aqui e confira mais fotos