A Semana de Arquitetura 2018 que trouxe como tema principal: “Cidade: Viver + Permanecer + Resistir”, acontecerá nos dias 19 e 20 de abril, com uma programação extensa.
A iniciativa do evento partiu da Coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo e tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências, práticas e conhecimentos adquiridos no decorrer do curso, com o foco de discussão o ver, pesquisar e fazer Arquitetura.
A abertura da SemanARQ foi com a palestra magna que teve como tema: “Projeto de Intervenção no Convento das Mercês em São Luís/MA”, proferida pelo renomado Arquiteto e Urbanista Olavo Pereira da Silva Filho, estudioso da área do patrimônio histórico, inclusive com premiação na categoria pesquisa e inventário de acervo na 21ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade do IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Para o Arquiteto e Urbanista Olavo Pereira ter esse contato com os futuros colegas de trabalho é muito satisfatório.
“A arquitetura não é simplesmente criar uma escultura, se ela não faz parte do meio ambiente na qualificação na identidade de um determinado local, então é apenas como uma escultura que se faz e coloca em qualquer lugar. Portanto, a mensagem que deixo para os alunos, é que pense muito na importância de ter interesse no passado, e o que vamos deixar para as próximas gerações, partindo do princípio de que tem que ter uma consciência, porque o meio ambiente é a qualidade de vida de um lugar.”
O Coordenador de Arquitetura e Urbanismo, Profº Msc. Acyr Carvalho faz uma avaliação positiva do evento. “Por se tratar de um tema complicado, importante e sério para ser abordado, observamos que o interesse foi despertado tanto por parte dos alunos como da sociedade civil organizada, que se fizeram presentes na abertura do evento. E a ideia foi essa mesmo, passar um pouco mais da experiência profissional sobre o assunto, porque é preciso cada vez mais falar sobre isso, para que se consiga entender melhor do que se trata patrimônio, para então conseguir fazer a preservação necessária dos imóveis que merecem ser preservados.”
Para a acadêmica do 5º período de Arquitetura e Urbanismo Geysane de Sousa Silva, a semana traz resultados positivos tanto para a vida acadêmica como profissional. “A semana é uma oportunidade de estarmos adquirindo outros conhecimentos, e isso se dá através do contato com profissionais renomados que tem um novo olhar sobre o tema: Patrimônio Histórico. Acredito que o evento nos proporciona a renovação de conhecimento, com um incentivo maior para o crescimento profissional.”