Durante os dias 03 e 04 de fevereiro, foi realizada na Clínica de Saúde Facema, Palestra educativa abordando os seguintes temas: As consequências do uso do álcool e drogas e a importância do preservativo para evitar Aids e outras Dst´s. As palestras foram ministradas pelos educadores de saúde do NMES – Núcleo Municipal de Saúde, José Ribeiro da Cruz e Janete Feitosa, e também com a participação da advogada da Secretaria da Mulher de Caxias, Francisca Samara Lima da Silva, que aproveitou a ocasião para distribuir preservativos, panfletos e cartilha sobre a Lei Maria da Penha.
Segundo a Supervisora Administrativa da Clínica, Maria José de Silva Pinto, a inciativa de promover as palestras, surgiu da necessidade de estreitar os laços com a comunidade caxiense para o funcionamento da clínica. “Foi com esse intuito, que surgiu a ideia de criar um calendário de eventos para o ano de 2016, e já iniciando esse trabalho agora em fevereiro, devido ao período de carnaval. Esse é o primeiro de outros trabalhos que serão desenvolvidos no decorrer do ano, como palestras e inclusive tratamentos direcionados a comunidade.”
Para os palestrantes, a iniciativa foi destacada como importante. “Os jovens que vão para o carnaval estão sempre muito vulnerável a bebidas, drogas e também a prática sexual de forma banal, e a palestra vem com o objetivo de orientar esses jovens sobre as consequências dos abusos praticados por eles. A mensagem que deixo é que cada um aproveite o espaço de brincar mais de forma responsável e com cuidado, não extrapolar os limites, porque tudo fora dos limites já é certeza de prejuízo.”, afirmou o educador de saúde José Ribeiro da Cruz.
A advogada Samara Lima concorda que o momento é oportuno para a divulgação do trabalho da secretaria, através da panfletagem bem como a entrega de preservativos. “A Secretaria da Mulher sempre se solidariza com essas parcerias seja de entidades pública ou privada,para incentivarmos mais ainda a conscientização sobre a violência contra a mulher. E o momento é oportuno também para falarmos dos nossos projetos da secretaria, em especial, dos trabalhos do Centro de referência de atendimento a mulher, que atende mulheres vitima de violência.”