- Página inicial
- Notícias
- 9 de Setembro - Parabéns aos profissionais e acadêmicos de administração. Leia aqui artigo em homenagem ao administrador
UniFacema
9 de Setembro - Parabéns aos profissionais e acadêmicos de administração. Leia aqui artigo em homenagem ao administrador
Publicado em 09/09/2010 12:01:33
No dia do Administrador de Empresas, os parabéns da Facema aos 45 anos de regulamentação da profissão no Brasil, aos profissionais e acadêmicos de administração.
“Somente aqueles que aprendem a ver mais longe enxergam as melhores oportunidades” (Luis Alves)
Dentro do espírito da data comemorativa ao dia do administrador, a coordenadora do curso de administração da Facema, professora mestra Cléia Maria, homenageia com um artigo os profissionais e alunos de administração de toda a Região. Boa Leitura!
MENSAGEM DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACEMA PARA TODOS OS ADMINISTRADORES DA REGIÃO DOS COCAIS
A IMPORTÂNCIA DO ADMINISTRADOR PARA AS ORGANIZAÇÕES
*Profª. Ms Cléa Maria Machado de Alencar
Diante das mudanças no âmbito empresarial, onde algumas empresas passaram a valorizar mais ainda o capital intelectual nos seus sistemas, existe a necessidade de os gestores estarem aptos a desenvolverem as suas equipes, para que os mesmos possam acompanhar a evolução de suas empresas, conseguindo assim, o alcance dos resultados de maneira cada vez satisfatória em suas áreas de atuação.
Como cada administrador tem que necessariamente conhecer a melhor forma de gerenciar a sua equipe e que não se permite aprender por tentativas e nem por erros, a única alternativa será a busca de informações e de conhecimento para o exercício da gestão com eficiência.
As mudanças constantes provocam uma revolução no universo dos negócios e as pessoas tornam-se o grande diferencial competitivo. Os administradores precisam rever suas posições e encontrar novos caminhos para maximizar a performance empresarial. A sobrevivência de qualquer organização está na sua capacidade de atender às necessidades emergentes, ocupando de maneira competente seu espaço e prestando serviços com excelência.
O séc. XXI vem recheado de incertezas, desafios e mudanças constantes, e ninguém melhor para assumir riscos, com maior probabilidade de acertos, obtendo resultado esperado, do que um administrador.
O administrador, sendo o grande responsável por toda organização, procura atuar com muito comprometimento e envolvimento. Com o seu talento e competência irá contribuir para que a organização a qual esteja inserido, não só sobreviva neste mercado globalizado, onde a competitividade é tão acirrada, mas, permaneça sólida no mesmo. E este constitui um dos grandes desafios para o administrador, que com muita maestria, consegue realizar suas ações, pautadas na eficiência e eficácia, obtendo resultados esperados e trabalhando sempre em prol da melhoria contínua da organização.
Como agente desvelador da realidade em que vive, agente de mudança e de transformação, o administrador através de seus conhecimentos e de sua visão, realiza análise da organização e do mercado, verificando as oportunidades, ameaças, as fraquezas e fortalezas, o que faz com que a organização a qual está sob sua direção, faça um diferencial no mercado, transformando fraquezas em fortalezas e ameaças em oportunidades.
As organizações devem reconhecer, que o administrador foi preparado para ocupar o seu lugar no mercado e que contratando-o, só se tem ganho, pois, este profissional é capaz de alavancar qualquer organização.
O administrador, através de uma visão sistêmica, visão esta, do todo organizacional, desenvolve um trabalho de qualidade, conseguindo êxito em suas ações com e através das pessoas que fazem parte de todo processo organizacional.
Através de sua competência, sabe muito bem atrair, manter e reter talentos, enxergando cada funcionário como colaborador e como um dos maiores patrimônios que a organização possui, realizando um trabalho, onde todos os departamentos executam suas atividades em equipe, de forma harmoniosa, interligada, interagida e inter-relacionada, conduzindo o processo de tal forma que todos não só conheçam os objetivos organizacionais, mas trabalhem com colaboração, cooperação, afinco e dedicação, em prol dos mesmos.
O administrador é um exímio identificador e solucionador de problemas. Age em tempo hábil, procurando fazer do tempo o seu aliado e das pessoas que compõem a equipe verdadeiros parceiros, proporcionando que a organização atenda as perspectivas destes e que estes atendam as perspectivas da organização.
O administrador nunca deixa de atualizar seus conhecimentos, está sempre buscando-os, pois, tem plena consciência que, o saber é inesgotável e que para crescer profissionalmente precisa saber mais e mais, para assim, fazer o diferencial no mercado.
O administrador além de atuar com profissionalismo e de preocupar-se em demasia com o seu nome, se preocupa também, com suas atitudes, comportamentos e condutas, pois, sabe que é um ser humano notado e visado dentro e fora da organização, tem consciência que seu estilo influencia o comportamento das pessoas e que qualquer deslize é imperdoável e pode ter a conotação de perdas, caso não sejam condizentes com a política organizacional em que está inserido. Cidadania e ética são palavras que estão presentes de fato na vida profissional de um administrador.