O Professor universitário Darwin A. Diaz Gómez da Colômbia e a Professora Algeless Milva Pereira Meireles da Silva da UFPI estiveram visitando as instalações da Facema no dia 06 de março. Na oportunidade, os professores estiveram reunidos com a Direção Executiva e Acadêmica da Facema, onde foi discutido futuras parcerias entre a instituições em nível de intercâmbio, que visa beneficiar professores e alunos da IES.
Os professores doaram para a Facema, dois exemplares de suas autorias: Políticas Educacionais e Escolarização em diferentes contextos e Escola e Sociedade: Construtos históricos-culturais.
Feliz com a receptividade da Facema, a Professora Alegeless Milva acredita que esse primeiro passo para uma possível parceria no futuro terá êxito. “Sou de Caxias e trabalho como professora universitária há mais de 10 anos, então sempre tive esse desejo de que meu trabalho possa contribuir para melhorar as condições das pessoas de Caxias, através de projetos educacionais que vem desenvolvendo ao longo desse período em escolas públicas. Portanto, como professora da UFPI, a ideia é de tentar ver o que pode sair de frutos futuramente entre a Facema e a UFPI, mas é importante frisar que a conversa tida aqui, e de que há um interesse da Facema em firmar essa parceria e será levada ao reitor da minha instituição para que no futuro possamos firmar essa parceria.”, destacou a professora.
Para o professor Darwin Dias, a visita à Caxias e à Facema é motivo de felicidade, “muito feliz em está em Caxias pela primeira vez e conhecendo o sistema educacional e em especial da Facema, através da professora da UFPI. Muito motivado a fazer uma parceria de intercâmbio estudantil e de professores a nível internacional, onde a Facema e a instituição do meu país, possam, em específico, unir forças para firmar grandes alianças. As expectativas são as melhores para que possam contribuir com um trabalho em conjunto entre as duas universidades, trabalhando de maneira unida para lograr êxito e consequentemente os propósitos que como instituições, queremos parcerias a nível nacional e internacional.”