Com o poema “Em Fases e Sina”, o caxiense Ribamar Rodrigues, aluno do 7º período de Jornalismo do UniFacema, foi aprovado no Concurso Nacional de Novos Poetas (CNNP), realizado pela Vivara Editora Nacional.
A regra do concurso previa que cada candidato enviasse dois poemas, mas apenas um dos textos literários seria escolhido, e isto, de acordo com os critérios da mesa julgadora. Como via de regra, aos vencedores foi concedido o direito de uma publicação do poema escolhido no livro “Antologia Poética, Sarau Brasil 2019”, série Novos Poetas, n° 33.
“Eu recebo com muita alegria essa classificação no CNNP de 2019. Ter uma obra registrada no livro “Antologia Poética” é um sonho realizado por meio de Deus. Ademais, o curso de Jornalismo tem contribuído muito para o meu desempenho como escritor, tanto é, que brevemente pretendo lançar o meu livro poético”, disse, emocionado, o novo Poeta.
Essa é a terceira vez que Ribamar Rodrigues é classificado e fica entre os 250 Novos Poetas do Brasil no CNNP, pela Editora Vivara. A primeira ocasião foi em 2017, com o poema “Do Escambo à Bala”, a epopeia contextualiza a história do Brasil, desde a chegada dos portugueses, ressaltando às questões indígenas até os dias atuais. Já a segunda categorização veio por “Em Sabor e Cor”, que trata de uma reflexão sobre as emoções e sentimentos humanos.