Há mais de um ano, os acadêmicos do curso de Administração estão desenvolvendo um projeto sobre empreendedorismo em Caxias. O objetivo é motivar empreendedores que atuam no mercado central e em outros contextos da cidade a sair da informalidade. O projeto que é uma iniciativa da coordenação de Administração, sob o comando da Profª Msc. Francisca das Chagas Lopes Campos, vem associando a dois projetos, o projeto de pesquisa voluntária – PIVIC e o de Responsabilidade Social.
Segundo a Profª Msc. Francisca das Chagas, o curso de Administração busca através desta atividade, que é de cunho responsabilidade social, formalizar o empreendedor caxiense.
No ano passado, a estratégia foi adotada no mercado central de Caxias. Empreendedores do mercado central foram encaminhados para o laboratório da Facema, onde foi feita a formalização destes profissionais.
Este ano, na primeira etapa do projeto, o trabalho foi realizado com comerciantes do bairro Eugênio Coutinho. Durante a pesquisa, naquela localidade, foi constatado que existia um grande número de comerciantes que trabalhavam na informalidade. Ainda segundo a Profª Msc. Francisca das Chagas a grande dificuldade de desenvolver a pesquisa no bairro foi a desconfiança em relação à formalidade.
“O que ainda atrapalhou o desenvolvimento do projeto naquele bairro foi à baixa receptividade dos empreendedores em aceitar participarem da formalidade. A insegurança do formal ainda é um ponto alto a ser destacado.”
Apesar das dificuldades, os acadêmicos de Administração esclareceram aos empreendedores sobre os benefícios e vantagens do comércio informal. A culminância dessa parte da atividade foi desenvolvida no Colégio Eugênio Coutinho, no dia 07 de maio. A participação dos alunos na atividade foi positiva, uma oportunidade de colocar em prática a teoria adquirida em sala de aula.
Agora, a proposta da coordenação de Administração é levar o resultado destas informações para os comerciantes do mercado central de Caxias. Em virtude da questão de deslocamento ser difícil para os comerciantes, à atividade será desenvolvida, em uma sala que é da Associação dos Comerciantes na área do mercado. Segundo a coordenação, o projeto não será comprometido, tendo em vista que este local disponibiliza de toda a logística, como por exemplo, acesso à internet, o que vai auxiliar no atendimento do público alvo. O trabalho está previsto para ser realizado no dia 20 de maio no horário das 8:00 às 12:00 h.