- Página inicial
- Notícias
- Poluição do Rio Itapecuru em Caxias é tema de pesquisa da Facema – iniciativa tem apoio da Fapema
UniFacema
Poluição do Rio Itapecuru em Caxias é tema de pesquisa da Facema – iniciativa tem apoio da Fapema
Publicado em 03/09/2012 12:26:32
A poluição do Rio Itapecuru na zona urbana de Caxias é tema de pesquisa a ser desenvolvida por alunos dos cursos da área da saúde da Facema com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico (Fapema). A pesquisa, “Avaliação microbiológica e físico-química da água de esgotos que desembocam no Rio Itapecuru na cidade de Caxias” será financiada por meio do Programa de bolsas de iniciação científica da Fapema, conforme edital nº 012/2012 e executada por alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.
O trabalho envolverá coleta de água do rio no trecho que compreende o bairro Volta Redonda, a partir do sistema de Captação de água do Itapecuru pelo SAAE ( Sistema de Água e Esgoto de Caxias) até o Centro, nas imediações do Mercado Central. De acordo com o professor doutor, orientador da pesquisa, Francisco das Chagas (Chicão), “a pesquisa consiste em mensurar, por meio da análise da água coletada, índice de contaminação por coliformes, dosagem de metais pesados, como chumbo, mercúrio e cádmio”.
Participarão do projeto um aluno bolsista e outros cinco colaboradores, sendo dois alunos por curso. A bolsa tem validade de um ano, até agosto de 2012, podendo ser renovada.
Parceria - Além de estar promovendo meios necessários para o desenvolvimento da pesquisa e geração contínua de conhecimento, a parceria entre Fapema e Facema também tem caráter social e sustentável, uma vez que o resultado do estudo poderá servir para auxiliar ações dos órgãos municipais competentes.
“A aprovação do projeto da Facema para a bolsa de iniciação científica demonstra que a instituição está no caminho certo da pesquisa e serve como motivação para os demais alunos, além de poder ser disponibilizada para pesquisadores da área e auxiliar instituições como o SAAE, a Vigilância Sanitária nas suas ações na comunidade”, assegura professor Chicão.
Implantação do Núcleo de Pesquisa da Facema – A aprovação do projeto pela Fapema coincide com o momento de implantação do Núcleo de Pesquisa da Facema, o Nupe. Um dos objetivos do núcleo é o de promover meios necessários para o desenvolvimento da pesquisa e da geração contínua de conhecimento, obedecendo à linha de pesquisa institucionalizada com foco nas dimensões Cidadania, Globalização, Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável.Atuando em consonância com as diretrizes da política institucional em ciência e tecnologia contempladas no Plano Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Qualificação da Facema,o Nupe é coordenado pelo professor doutor Mário Assunção.
Compete ao Núcleo de Pesquisa aprovar e acompanhar a execução dos projetos de pesquisa, seguindo as orientações do Plano de Desenvolvimento de Pesquisa da Instituição. Também fomentar a realização de eventos internos e participação de docentes e alunos em eventos externos para divulgação das pesquisas realizadas na IES.