Prefeitura de Caxias realiza o Seminário “Programa Saúde na Escola: fortalecer para ampliar a saúde dos escolares” no auditório do UniFacema

Publicado em 01/03/2024 14:11:49

A Prefeitura Municipal de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na quarta-feira(28/02), no auditório do UniFacema, o Seminário “Programa Saúde na Escola: fortalecer para ampliar a saúde dos escolares”, evento realizado no âmbito do Programa Saúde na Escola/PSE.

O PSE tem como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. A parceria entre educação e saúde compreende a prevenção, promoção recuperação e manutenção da saúde e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar, que no ano de 2023 realizaram 1.300 atividades, contemplando mais de 91 mil atendimentos aos alunos das escolas municipais, alcançando o terceiro lugar entre todos os municípios do Maranhão.

O objetivo do Seminário foi o fortalecimento das equipes envolvidas no PSE, premiando as UBS’s e escolas que mais se destacaram no ano de 2023, visando estimular, trocar experiências e reconhecer o trabalho realizado. O encontro reuniu equipes compostas por profissionais de saúde de diferentes áreas de conhecimento que atuam de maneira complementar e integrada às demais equipes da Atenção Primária à Saúde (APS), enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, e profissionais da educação. Na ocasião foi possível acompanhar uma palestra com temas importantes para os profissionais.

Joselma Lopes, Coordenadora do Programa Saúde na Escola, falou sobre o programa e agradeceu ao UniFacema pelo espaço cedido para realização do evento.

“O PSE é um programa intersetorial e federal que contempla a parceria entre educação e saúde, ou seja, equipes da saúde favorecem os alunos com atividades dentro do ambiente escolar. É uma parceria muito importante que busca a prevenção, atenção e a promoção da saúde dos nossos educandos. Este seminário aconteceu para fortalecer a melhoria da saúde dos nossos escolares, onde recebemos gestores, professores, enfermeiros e as equipes multiprofissionais da saúde. Foi também um grande prazer realizarmos esse evento no auditório do UniFacema, assim, só posso agradecer, em nome da secretaria de educação e da secretaria de saúde, o espaço oferecido por essa respeitada instituição.”

O UniFacema, mais uma vez, disponibiliza a sua estrutura física para receber eventos do Programa Saúde na Escola (PSE), por entender que esta é uma estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, incluindo a comunidade escolar, as equipes de atenção básica e a educação básica pública, que colaboram com a formação integral de alunos, com ações que promovem a prevenção e a atenção à saúde, propondo o  enfrentamento de fragilidades que possam inviabilizar o desenvolvimento integral de crianças e jovens da rede pública de ensino.