150 acadêmicos do 2º e 3º período dos turnos tarde e noite do curso de Enfermagem participaram de mais uma etapa de Responsabilidade Social do curso, onde o tema a ser discutido foi a preservação dos riachos São Francisco e São José.
A atividade foi dividida em duas etapas, a primeira foi o processo de tirar fotos, fazer vídeos das partes mais poluídas e desmatadas dos dois riachos. Após essa etapa, os acadêmicos partiram para a prática, ministrando palestras para cerca de 200 crianças, com faixa etária de 7 a 9 anos, das escolas Unidade Integrada Municipal Emílio Costa e Edson Lobão. .
Para o acadêmico José Pereira da Silva Neto, foi relevante a importância do trabalho e do aprendizado adquirido durante este processo. “Fazer este trabalho foi muito positivo. E levar estas informações para as crianças, no início foi difícil, mas depois conseguimos transmitir a mensagem da importância da preservação dos rios.”
A iniciativa do trabalho surgiu dos estudos da disciplina Saúde Ambiental, ministrada pelo Profº Dr. Carlos Augusto Azevedo, com participação da Profª Msc. Alyne Freire.
Para o aluno Apólio Cássio Barros da Silva acadêmico do 2º período, a iniciativa foi muito benéfica, a todos os envolvidos nesse processo de aprendizado. “Como a cidade é muito grande, é necessário ter essa conscientização a respeito da forma correta de resíduos e o descarte do lixo nestes locais, e fazendo este trabalho com os pequenos o resultado é positivo, isso porque, as crianças são multiplicadores de boas ideias.”
Clique aqui e confira mais fotos