“Foi muito bom, consegui aprender muito no 5º período de Enfermagem, diversas atividades trabalhadas, como a Responsabilidade Social que foi muito importante. A oficina sobre Feridas ministrada pelo Professor Braz, excelente. As aulas desenvolvidas nos laboratórios, um ganho a mais para o nosso crescimento profissional. Laboratório de Anatomia, Semiologia, onde nós temos a oportunidade de pegar a base da Enfermagem, como aplicar injeção, enfim estou muito satisfeita com a Facema. É muito bom fazer parte da Facema e saber que daqui a 2 anos estarei formada.”, disse a acadêmica do 5º período de Enfermagem, Reilane Muniz Moreira.
Para Auxiliar de Biblioteca, Débora Mendonça Mendes, a cada semestre o fluxo de alunos na biblioteca fica maior. “Hoje, a biblioteca é bastante requisitada, e os alunos já perceberam que o local não é só para empréstimo de livros, eles estão sabendo aproveitar o que a biblioteca proporciona, como sala de estudo em grupo, multimídia, laboratório de informática, espaços que são utilizados como uma opção de pesquisa e também busca de conhecimento. O atendimento é intenso, e quando tem grande movimentação, temos uma média de mais de 400 alunos atendidos diariamente. A expectativa é que com a chegada desses dois novos cursos, o fluxo de acadêmicos será maior. Enfim, a avaliação desse semestre é totalmente positiva e a expectativa é ainda melhor para o próximo semestre, com os cursos de psicologia e jornalismo, devem fazer uma demanda maior, inclusive este fato já é comprovado, alguns alunos já perguntaram pelo acervo destes cursos e estão empolgados com o retorno das aulas.”
Para o Coordenador de Arquitetura e Urbanismo Profº Msc. Acyr Carvalho, “Foi um semestre muito produtivo, onde pudemos aprender junto com a IES. A cada semestre, novos desafios vão chegando, bem como novas disciplinas, novos professores, novas atividades, o desenvolvimento e o movimento do curso está sendo feito à contento, através de ação científica e social. Resumindo, foi um semestre como todos os outros, cheio de desafios que foram sendo vencidos e estamos buscando outros projetos para o próximo semestre, que também será bem produtivo. Ao falar na crise, é em momentos como este, que vai despertar toda a sagacidade, capacidade de superar obstáculos, e na IES não é diferente, a cada desafio que temos, tentamos superar da melhor maneira possível e até supreendentemente conseguimos mais êxito do que o planejado, então a crise não foi um empecilho para o desenvolvimento acadêmico, nem dos professores e dos alunos, buscamos procurar novas maneiras de sobrepor esses desafios que foram sendo impostos ao longo do caminho.”
“Positivo essa é a palavra adequada. Tivemos uma procura muito grande, que superou a nossa expectativa. A variedade de financiamento se tornou uma opção de pagamento a mais, e fez com que o aluno nos procurassem. A questão se não deu com o FIES ou Prouni, tinha a opção do financiamento particular e IES ofereceu essas modalidades: PraValer e o CredFacema, ambas praticamente com o mesmo perfil de pagamento, 50% no decorrer do curso e quando o aluno se formar paga o restante. A crise que está instalada em todo o lugar é uma realidade, mas a instituição criou possibilidades para que o aluno não evadisse da IES, um meio cabível a cada aluno de cada curso, de certa forma amparando esse aluno, que é a nossa razão de ser, ou seja, sem o aluno a Facema não existiria, então a razão da IES ser, é o aluno.”, informou o Gerente Financeiro da Facema, José Augusto Alves de Sousa
“Considero como positivo, houve atrasos no que diz respeito às bolsas, mas tudo já voltou à normalidade com o preenchimento das vagas, enfim não temos o que reclamar até o presente momento do Fies. A situação é delicada e tivemos que nos adaptar as mudanças da política adotada pelo Governo Federal. Antes o aluno escolhia fazer o curso e hoje ele passa por um processo seletivo, de certa forma essa mudança vem sendo observada como um ganho, porque a partir do momento que existe critérios mínimos exigidos pelo Fies, como um fiador, os alunos aprovados estão na verdade mais aptos a entrar em uma academia. Hoje a faculdade oferta os cursos do vestibular para o sistema e a decisão da quantidade de vagas é calculada e distribuída pelo governo para o todo país, e a Facema tem a vantagem de está localizada na região Nordeste, considerada privilegiada pelo sistema, que oferta um maior número de vagas, também é levado em consideração às notas dos cursos e cursos de saúde.”, afirmou a Coordenadora de Programas Sociais, Jeane Rodrigues Alves Costa.