Professor da Facema representa MA em evento nacional

Publicado em 21/07/2010 12:30:58

Professor Neuton Alves (foto) foi o único do Maranhão a participar de encontro nacional na Bahia O maior evento científico de matemática promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) aconteceu em Salvador, Bahia. Trata-se do Encontro Nacional de Educação Matemática – Enem - que em julho deste ano chegou a sua décima edição. O evento, que acontece a cada três anos, teve como tema central “Educação Matemática, Cultura e Diversidade. Reuniu o total de 3.622 participantes inscritos nas categorias professor de educação básica e de ensino superior, estudante de mestrado e de doutorado, dentre outras categorias. Pela Categoria Professor de Ensino Superior, apenas 600 marcaram presença no encontro, tendo sido o professor mestre Neuton Alves, da Facema, o único do Maranhão a fazer parte do evento. A participação de Neuton se deu mediante apresentação do artigo intitulado “Formatos de Produção dos Saberes Experienciais na Interface das Práticas Pedagógicas dos Professores de Matemática”. O critério para participar do evento foi o de inscrição de trabalho científico e sua importância para o fomento do ensino da matemática. Ao todo, o Encontro constou de duas conferências, 23 palestras e 19 mesas redondas, além de diversos mini-cursos. Durante os três dias de sua realização (de 7 a 9) foram discutidos temas relevantes, tais como a influência e a importância da cultura no ensino da matemática; o respeito à diversidade que cada dia invade a sala de aula e a escola; os desafios de se ensinar matemática para alunos cegos, surdos ou, simplesmente, com dificuldades de aprendizagem; a integração das tecnologias e a proliferação dos cursos à distância; a formação de professores; a necessidade da pesquisa acadêmica chegar à escola; a formação de grupos colaborativos entre outros temas. Para a diretora geral da Facema, Arizaltina Silva Penha, “é gratificante poder incentivar, por meio de nosso corpo docente, o desenvolvimento do ensino da matemática. O professor Neuton é competente, dinâmico e graças a suas qualidades profissionais a Facema pode marcar presença num dos maiores eventos de cunho científico realizados neste primeiro semestre de 2010”, concluiu.