O professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do UniFacema, Walber Angeline da Silva Neto, irá defender na Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES), estado do Rio Grande do Sul, trabalho de mestrado que versa sobre a ‘Apropriação Urbana da Praça Marechal Deodoro da Fonseca’, localizada em Teresina (PI).
Segundo o professor, essa defesa se justifica pela tentativa de introduzir princípios de planejamento urbano que coloquem as pessoas no centro das decisões urbanísticas, analisando os aspectos históricos e culturais envolvidos na qualificação patrimonial da praça, tendo em vista desde sua criação, a principal praça da capital piauiense, ser palco de importantes acontecimentos históricos, arquitetônicos e das mais variadas formas de apropriação.
“A ideia é confrontar as ideias que o novo pensar sobre Urbanismo traz, no que diz respeito as práticas e convites que a cidade, em especial a Praça Marechal Deodoro da Fonseca, faz às pessoas. Uma vez que a praça é muito movimentada e bastante usada para os mais diversos tipos de uso. E assim, posso dizer que esse trabalho embora tenha uma pequena análise quantitativa, é amplamente qualitativo; pois flerta com a Antropologia, e é alicerçado, além de grande gama bibliográfica, em muita observação de análise crítica, em como se dar a apropriação urbana nesse espaço.” denota o professor.
O professor enfatiza que o conhecimento adquirido nesta etapa será certamente válido não somente para sua formação, mas de forma plural, para todos que dela tiverem acesso, principalmente para seus alunos do UniFacema.
A defesa do trabalho de mestrado do prof. Walber Angeline da Silva Neto, está prevista para acontecer até meados de junho.