Professor e membro da Academia Caxiense de Letras recebe honraria para Presidente da Academia Caxiense de Letras.

Publicado em 29/09/2021 16:16:18

O Arquiteto e Urbanista Ezíquio Barros Neto, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão- UniFacema, recebeu a honraria de ser aceito como Presidente da Academia Caxiense de Letras.

A Academia Caxiense de Letras- Casa de Coelho Neto, é composta por 40 membros denominados efetivos e imortais, pois são perpétuos. É uma instituição sem fins lucrativos, que tem como objetivo incentivar e preservar a cultura local. Possui uma biblioteca aberta ao público e faz um trabalho de salvaguarda da memória coletiva caxiense, através da preservação de artefatos e de histórias urbanas.

O arquiteto e membro da Academia, Eziquio Barros Neto, destacou a respeitabilidade em ser aceito como Presidente da ACL.

“Sempre que falece um membro acontece uma eleição. Eu tive a honra de ser aceito em 2017, este ano então, houve a necessidade de renovar a diretoria e recebi a segunda honraria que foi ser aceito como Presidente da ACL”.

(Eziquio Barros Neto, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo)

Eziquio Barros Neto, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo

“A ACL é uma casa que representa a cultura da cidade, onde você estiver, se torna quase um embaixador de Caxias, representando, não só o membro da casa, mas também simboliza a história, a cultura, o patrimônio cultural que ela caracteriza, então é uma honraria muito grande passar esses dois anos à frente da casa de Coelho Neto.

Tenho diversos projetos para o crescimento da própria casa, como melhorias internas, reforma do prédio e claro levar esse conhecimento essa cultura para a sociedade em geral, porque não adianta ter uma casa voltada apenas para os 40 membros da Academia, ou apenas ao meio intelectual. Nosso pensamento é trazer a sociedade para dentro da Academia, ela está de portas abertas ao público, o meu objetivo é continuar com esse belo trabalho, que vem sendo desenvolvido nesses quase 25 anos, espero continuar contribuindo para o crescimento de Caxias e do Maranhão”.