Foi realizado em Teresina, Piauí, no mês de abril, o II Encontro Nacional Discurso, Identidade e Subjetividade - ENDIS. O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Estratégias de Comunicação (NEPEC) e o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOMI) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Este ano o evento teve como temática Mídia e Democracia, visando estimular o debate acadêmico científico entre estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de comunicação e áreas afins.
O II ENDIS é um evento de âmbito nacional, de importância para a pesquisa científica no Brasil, com espaço que estimula o debate entre estudantes, professores e profissionais das áreas de Comunicação, Estudos da Linguagem, Filosofia, História, Antropologia e Sociologia e áreas afins, com ênfase nos estudos sobre discurso, identidade e subjetividade e suas interconexões e interfaces. A programação do evento contou com minicursos, oficinas e palestras.
O artigo “Pixo – o grito da (Av.) Boa Esperança: a comunicação como reivindicação de Direitos”, de autoria da Profª Msc. Sarah Fontinele foi apresentando no encontro, no grupo de trabalho “Linguagem, Cultura e Identidade”. De acordo com a Profª Msc. Sarah Fontinele, a pesquisa apresentada tinha como abordagem o funcionamento da comunicação popular nos espaços onde se busca protagonismo dos sujeitos que lutam por direitos, então o trabalho fez uma discussão sobre a organização da cidade, a importância de se lutar pelo direito a cidade numa perspectiva do autor David Harvey.
“O trabalho é importante porque é um estímulo para os alunos, que inclusive já estão participando da produção científica na instituição, pensando a comunicação de forma crítica, sendo esta uma oportunidade de fazer e produzir artigos científicos, já se dedicando a uma produção acadêmica, até porque a prática não existe sem teoria.”, afirmou a professora.