A Profª Drª Liana Maria Ibiapina do Monte, coordenadora do curso de Serviço Social do UniFacema, levou para a VIII Jornada Científica de Serviço Social da Universidade Federal do Piauí (UFPI), artigo de sua autoria que versou sobre a temática “Ser ‘Queer’ e as Normas Binárias de Gênero no Ambiente Escolar”, com foco a discutir quais os embates suscetíveis de ocorrerem nessa relação.
A pesquisa teve como eixo integrador o estudo de gênero, raça, etnia e sexualidades e deteve-se a questionar dois pontos cruciais: primeiro, se ser diferente/estranho/queer dos demais alunos é uma exposição à riscos no ambiente escolar? E segundo, como é ser diferente/estranho/queer dentro do ambiente escolar?
“A Teoria ‘Queer’ rompe a dicotomia entre o masculino e o feminino, borrando as fronteiras e quebrando essas barreiras em todos os seus ambientes. Na escola, as diferenças saltam aos olhos e se apresentar como um ser diferente dos demais pode fazer despontar questões como bullyng e a homofobia, porém apresentar sua real identidade se torna muito mais importante. Numa perspectiva dialética, a escola como espaço de interação entre os sujeitos também possibilita a emergência do que não é usual.” argumenta a professora.