Professora do UniFacema tem livros publicados na Atena Editora

Publicado em 10/05/2022 12:56:06

A Profa. MsC. Andressa Mayara Bezerra de Oliveira Lima, do curso de Direito do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, teve dois de seus livros publicados pela Atena Editora, em 29 de março do presente ano.

Profa. MsC Andressa Mayara
Bezerra de Oliveira Lima

No livro entitulado "Breves apontamentos sobre o livro ilustrado infantil: contexto histórico, paradigmas e ambientação literária", versa sobre o histórico de surgimento dos livros ilustrados, perpassando pelos paradigmas e funções que a linguagem ilustrada dos livros infantis podem apresentar.

Já no livro "Interações entre a palavra e a imagem: a composição da narrativa verbovisual Maria Mole, de André Neves" analisam-se as estratégias imagéticas e verbais da obra Maria Mole, do escritor e ilustrador brasileiro André Neves, e a produção de sentidos resultantes da interação entre as duas linguagens - verbal e visual.

Perguntada sobre a possibilidade de escrever outros livros, a Professora respondeu:

“Sim, inclusive já tenho mais um livro em fase de publicação. Produzir obras contribui para o avanço da ciência como um todo, pois através das pesquisas científicas constatam-se problemas que precisam ser solucionados. Através dos livros, artigos e demais produções bibliográficas, e que a sociedade pode conhecer a realidade em que está inserida e os problemas e soluções encontradas pelos pesquisadores.”

E sobre como isso influencia na sua carreira como professora, afirmou:

“É uma via de mão dupla: os conhecimentos trazidos nas obras publicadas foram frutos de pesquisas no Mestrado e, dessa forma, quando chegam às mãos dos discentes, também contribuem significativamente na suas carreiras acadêmicas, ampliando os debates em sala, auxiliando na interpretação de textos e na produção de sentidos. Ler é um ato político por excelência. Ler é poder. Ler é engajar-se dentro de si mesmo e das histórias. Ler, portanto, é um ato sublime e autêntico de constatação social. Ler é a chave para o infinito contemplativo literário.”