Professora que concluiu seu trabalho de pesquisa do mestrado nos laboratórios do UniFacema é premiada internacionalmente

Publicado em 29/08/2023 11:52:53

A britânica Rosalind Franklin Society (RFS), em parceria com a editora Mary Ann Liebert, Inc., divulgou os ganhadores e ganhadoras do RFS Award in Science anual de 2022 de fotobiomodulação, fotomedicina e cirurgia a laser, onde reconheceu a excelente pesquisa e o trabalho intitulado: “Photobiomodulation Effectiveness in Treating Androgenetic Alopecia", publicado pela ex-Professora dos Cursos de Fisioterapia e Estética e Cosmética do UniFacema, Ana Claudia Scarpim.

O Prêmio Rosalind Franklin, concedido anualmente pela Royal Society, é dedicado a pessoas com atuação de destaque nos campos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática. A alopecia androgenética (AGA) é uma condição geneticamente determinada, que leva à perda progressiva de cabelo, afeta os folículos capilares e promove PA parcial ou total. O objetivo do estudo foi avaliar os efeitos da Fotobiomodulação (PBM) em pacientes com AAG. Vinte e cinco homens de 20 a 54 anos de idade participaram deste estudo.

A Prof. Ma. Ana Claudia Scarpim concluiu o seu trabalho de pesquisa para o mestrado com o apoio e a disponibilidade que obteve para a utilização dos laboratórios do UniFacema, que foi autorizado pela instituição, por esta acreditar que o desenvolvimento da ciência é a porta de entrada para o desenvolvimento da sociedade.

A professora conta detalhes da pesquisa e como o apoio do UniFacema foi determinante para o sucesso do seu trabalho.

“De uma forma geral, homens e mulheres valorizam demais o cabelo, considerado um símbolo de vaidade, de beleza, mas em algum momento da vida podemos ser acometidos por algum tipo de alopecia, causando esse desconforto da queda do cabelo, interferindo na autoestima. Apesar de afetar as mulheres, essa patologia ocorre mais com homens, por isso, a escolha desse público para a realizar a pesquisa. Apesar de existirem diversos tipos de tratamento para essa patologia, desde 1960, a Fotobiomodulação vem sendo estudada. A Fotobiomodulação é um tratamento realizado por meio de um laser de baixa potência, e assim, definiu-se estudar a eficácia da Fotobioestimulação no tratamento da alopecia androgenética. Nesse estudo, foi possível avaliar segurança e a eficácia desse dispositivo, onde foi usado um protocolo diferenciado dos estudos existentes na literatura, com o objetivo de verificar a eficácia do uso da Fotobiomodulação no tratamento da alopecia androgenética masculina. Então, nessa pesquisa, procurou-se observar se a Fotobiomodulação proporcionaria o estímulo para o aparecimento de novos fios de cabelo. Com apenas 5 semanas, os parâmetros testados nesse estudo, promoveram um significativo aumento de novos fios de cabelo nos homens afetados pela patologia, e entre a quinta e décima semana foram observados apenas discretos aumentos de fios, indicando que as semanas iniciais foram fundamentais para alcançar os objetivos da pesquisa.

Desde quando eu fui para Caxias, já tinha planos de fazer o mestrado na área da saúde, então, durante o período em que estive no UniFacema, eu observei que a instituição sempre estimulava os docentes a buscarem especializações, e comigo não foi diferente. Eu levei a ideia para o Reitor, o Prof. MsC. Marcos Aurélio de Araújo Alves, de quem recebi o incentivo para que eu pudesse buscar essa pós-graduação. Assim, a instituição permitiu as minhas constantes viagens para cursar as disciplinas, em São Paulo. E, quando eu fui realizar o desenvolvimento da pesquisa, novamente, eu contei com o imprescindível apoio dos gestores da IES. A pesquisa exigia espaço, equipamento, e a permissão para que docentes, funcionários e alunos, que foram selecionados para a pesquisa, pudessem participar. Assim, os gestores, além de autorizarem o uso do espaço e de alguns mobiliários, também permitiram a participação dos docentes e funcionários. Então, nesse cenário, o UniFacema foi muito importante e decisivo para o desenvolvimento dessa pesquisa. Eu também aproveito essa oportunidade para agradecer às mantenedoras, Senhoras Maria Aparecida Barroso Coutinho e Aryzaltina Silva Pena, ao Chanceler, Sr. José Teixeira Júnior, e todos e todas que direta e indiretamente foram fundamentais para eu alcançar o objetivo almejado da minha pesquisa. Quero deixar também um especial agradecimento ao professor Marcos Aurélio de Araújo Alves pelo apoio e estímulo constantes.”