Foi realizado em São Paulo, entre os dias 13 e 15 de outubro o Congresso Internacional em Comunicação e Consumo – COMUNICON, que é uma iniciativa anual do PPGCOM ESPM. O evento ao longo da última década constitui-se como um espaço plural de interlocução sobre o campo da comunicação e do consumo em suas múltiplas interfaces.
Neste ano, o COMUNICON promoveu o Simpósio Internacional, com o tema “Comunicação, consumo e modos de envelhecimento no contemporâneo”, e o Encontro de Grupos de Trabalho em Comunicação e Consumo (pós-graduação e graduação).
O artigo “O consumo de moda a partir da identificação com os bloggers”, de autoria das professoras Msc. Maria do Socorro de Sousa Cruz e Msc. Thamyres Sousa de Oliveira foi apresentado no grupo de trabalho “Comunicação e Consumo: Periodizações e perspectivas históricas”.
Segundo a Profª Msc. Maria do Socorro de Sousa, a pesquisa apresentada no evento internacional tratava de uma temática atual, que envolve as novas tecnologias e visava compreender como os personagens de moda, sobretudo, os blogueiros, conquistam seu espaço na internet e no mercado da moda, ao compartilharem suas dicas com seus leitores. “Esse trabalho gerou inúmeras discussões sobre história, consumo e identidade, temáticas que são de suma importância para serem abordadas em sala de aula. Então, a cada evento que participamos, adquirimos experiências e novos conhecimentos, compartilhados com os nossos alunos de Jornalismo da Facema.”