Desde o início do semestre, a coordenação do NUPE, vem trabalhando em etapas de formação e qualificação do corpo docente no que tange à pesquisa, os professores estão sendo treinados e capacitados, nas abordagens de pesquisas quantitativa, desenvolvimento de produtos, patentes, análises estatísticas, e para finalizar a pesquisa qualitativa.
O Profº Dr. Francis Musa Boakari foi o ministrante da oficina de pesquisa qualitativa, que destacou as outras maneiras de ver, aprender e falar sobre o mundo. Segundo ele, a diferença entre os números e a humanização das pesquisas muda todo o contexto da situação.
“Basicamente, o nosso objetivo é provocar os professores da Facema, a pensar que a pesquisa não é um mistério, todos os dias nós desenvolvemos pesquisa, agora a grande diferença é que na pesquisa cientifica a gente organiza, registra, envolve mais pessoas, mas sempre tem o aspecto da análise, o aspecto das possíveis conclusões porque a ciência parte do cotidiano das pessoas. E a maior vantagem da metodologia qualitativa na pesquisa é mostrar que a ciência é uma atividade humana e sendo uma atividade humana é muito mais do que número.”, afirmou o Profº Dr. Francis Musa Boakari.
A Profª Drª Maria Salete Linhares Boakari destacou a importância da vinda do Profº Dr. Francis para ministrar a oficina.
“A vinda do Profº Dr. Francis enriquece tanto para nós profissionais, como para ele, que tem uma oportunidade de trocar ideias com um grupo seleto de professores da Facema que ele não conhecia. Então, é importante porque quando você ouve uma outra pessoa falando o que você já faz, traz novas perspectivas e nesse sentindo de provocar uma outra maneira de pensar a ciência já é uma grande contribuição e nos precisamos disso.”
Clique aqui e confira mais fotos