UniFacema

Professores do UniFacema concluem Mestrado e comemoram a conquista

Publicado em 13/12/2021 15:00:16

A Professora Msc. e Coordenadora do curso de Odontologia Daniella Vidgal, o Professor Msc. e Coordenador de Engenharia Civil e Elétrica Paulo Ricardo, o Professor Msc. também de Engenharia Civil Mikhael Ferreira e o Professor Msc. Danilo Barbosa Neves do curso de Direito, concluíram seus mestrados almejando trazer mais qualidade de ensino e aprendizagem a seus respectivos alunos do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão -UniFacema. 

Coordenadora e Professora Msc. Daniella Vidgal Fernandes da Silva Guimarães, que tem seu currículo vasto, comemorou mais uma conquista na última sexta-feira 03 de dezembro; sua defesa da dissertação e aprovação da mesma. 

Graduada pela UFMA, Especialista em Odonto Pediatria pela UFRJ, Especialista em Gestão das Clínicas pelo Instituto Sírio Libanês e agora Mestre em Odontologia pelo UniCeuma, com a sua linha de pesquisa voltada para a Erosão Dental. Conversando com nossa equipe, Professora Daniella explicou a sua escolha e intenção para o tema da dissertação.

“A minha intenção com o mestrado é fazer pesquisas na minha cidade, na faculdade, aproveitando os alunos e todo suporte acadêmico para gente trazer todas essas pesquisas para a IES e também para toda a comunidade”, destacou.

“Nesta pesquisa, o principal objetivo foi analisar o desgaste dental, causado por alimentos ácidos. Então, quando você se alimenta com uma frequência muito alta de alimentos ácidos (frutas cítricas, refrigerantes, energéticos, bebidas alcoólicas e gaseificadas), o seu esmalte dental fica amolecido. E quando se está no processo de mastigação e escovação dental, os dentes vão sendo desgastados e acabam se tornando mais curtos.

Realidade essa que em décadas passadas se via muito em adultos, porém, nos anos mais recentes tem-se observado essa erosão dental em crescente nas crianças e adolescentes, exatamente pelo consumo aumentado de alimentos de PH baixo”.  

Profa. Msc. Daniella Vidgal
Profa. Msc. Daniella Vidgal 

“Foi maravilhosa a pesquisa, porque vai ter uma contribuição pra sociedade. E agora vamos fazer um programa de divulgação com orientação para os pais em relação aos lanches comprados às crianças, justamente por esse aumento de erosão dental em crianças e adolescentes”, concluiu Professora Daniella.

Graduado na IES, quem também se tornou Mestre, foi o Professor Msc. e Coordenador Paulo Ricardo Alves, dos cursos de Engenharia Civil e Elétrica, onde defendeu sua dissertação no dia 26 de novembro do presente ano. Pesquisa finalizada no programa de pós-graduação do Instituto Federal do Piauí, na área de Engenharia de Materiais voltada para os Biomateriais, utilizando um produto regional que é o óleo do coco babaçu, onde dentro da construção civil se tem um produto de características oleaginosas, que é o desmoldante. 

Então, o objetivo dessa pesquisa foi utilizar a aplicação do óleo de babaçu como desmoldante para a construção civil, onde se teve um resultado muito promissor, trazendo também possibilidades de patente. 

Prof. Msc. Paulo Ricardo
Prof. Msc. Paulo Ricardo 

“Foi muito satisfatório esse tempo de mestrado, embora a pandemia tenha dificultado muito o acesso aos laboratórios e uma série de dificuldades durante a pesquisa, mas, é sempre gratificante pesquisar e contribuir pra sociedade científica como um todo, pra engrandecer também a comunidade acadêmica com mais um conhecimento, e possibilidades de pesquisa com um produto que é nosso” ressaltou o Professor Paulo Ricardo. 

E em mais uma conquista para o curso de Engenharia Civil, desta vez para o professor Msc. também formado no UniFacema, Mikhael Ferreira da Silva Santos agora também Mestre em Engenharia Civil com concentração em Geotecnia; com sua linha de pesquisa voltada para Interação Solo e Estrutura através de estudos de caso, pela Universidade Federal de Pernambuco, defendida no dia 29 de novembro de 2021. 

A Geotecnia estuda o comportamento do solo e das rochas em decorrência das ações do homem. Não há construção sem um prévio estudo geotécnico.

E como objetivo da pesquisa analisou-se um caso de obras com Interação Solo e Estrutura, onde dentro das filosofias de projetos de Engenharia Civil, existe a metodologia convencional (a que não utiliza a interação solo e estrutura), que pode ocasionar problemas gigantes pra quem projeta e executa determinada obra. Essa interação vem para acoplar a estrutura e as fundações de forma eficiente e realista.  

Prof. Msc. Mikhael Ferreira
Prof. Msc. Mikhael Ferreira 

“Eu como pessoa sempre tive vontade de seguir na área da docência, e minha intenção é seguir no Doutorado e nas demais titulações que porventura vierem, pra me capacitar cada vez mais, e me tornar um bom docente e ao mesmo tempo um bom profissional, por que também exerço a função de Engenheiro Civil e de certa forma é uma mistura de tudo isso que eu consigo trazer o melhor de mim pra os alunos e também para a instituição”, concluiu Mikhael Ferreira.   

O Professor de Direito, Danilo Barbosa Neves, defendeu sua dissertação no dia 30 de Agosto de 2021, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), utilizando a Antropologia do Direito e da Política para pesquisar como as categorias Poder, Política e Cidadania são movimentadas a partir dos serviços prestados pela Justiça Itinerante do Piauí, de modo a discutir como as perspectivas do Estado e dos assistidos por ele compõem toda essa dinâmica. 

Com mais essa nova conquista acadêmica, Professor Danilo salientou suas inquietações agora para o futuro na sua carreira, bem como as melhorias na realização das suas funções como profissional no UniFacema.

Prof. Msc. Danilo Barbosa Neves

“Dessa forma, a conclusão dessa etapa da carreira acadêmica me proporcionou novas inquietações que serão desdobradas em um vindouro doutorado, além de conduzir uma melhoria substancial no conteúdo e nas formas de abordagem de assuntos centrais, trabalhados em sala de aula, especialmente no curso de Direito. É por isso que há esse sentimento de satisfação, ladeado por outro revestido da inesgotável sede pelo conhecimento e engrandecimento da comunidade acadêmica.” 

 

 

 

 

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.