Professores do UniFacema participaram do Curso de Formação de Facilitadores para a expansão da Justiça Restaurativa em São Luís- MA

Publicado em 13/11/2023 11:25:44

Para promover a metodologia dos círculos de construção de paz e o intercâmbio de experiências e saberes sobre justiça restaurativa, o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em parceria com a Escola Superior da Magistratura (ESMAM), concluiu, entre  16 e 20 de outubro deste ano, em São Luís-MA, mais uma turma de capacitação de facilitadores que atuarão como integrantes das redes locais de apoio para a implantação e desenvolvimento das práticas restaurativas nos municípios, dentro e fora dos sistema de justiça.

O objetivo foi incluir o modelo restaurativo no atendimento aos adolescentes em conflito com a lei, habilitando profissionais para atuarem como facilitadores em processos judiciais de apuração do ato infracional, por meio do desenvolvimento dos círculos de resolução de conflitos e reparação de danos, assim como em outras áreas.

Participaram desta formação, os professores do UniFacema, Gentil Reis da Cunha Santos Filho (Coordenador Núcleo de Prática Jurídica-NPJ) e Patrícia Soares Ximenes (Supervisora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania- CEJUSC) a fim de obterem a capacitação técnica necessária para a realização das práticas restaurativas que serão implementadas no Centro de Justiça Restaurativa de Caxias/MA. O referido Centro é sediado no Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) do UniFacema, inaugurado em 22/06/2023, por meio de um convênio firmado com o Tribunal de Justiça do Maranhão.

O professor Gentil Reis da Cunha Santos Filho, fala sobre a relevância dessa formação e da oportunidade proporcionada pelo UniFacema.

‘Essa capacitação não teria sido possível sem o apoio institucional. O incentivo institucional foi fundamental. A instituição compreendeu a relevância desse treinamento e se comprometeu a investir em nossa formação, demonstrando que acredita em seus educadores e em nossa capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em prol do crescimento da instituição e da sociedade como um todo. Após a conclusão do curso, não apenas iremos adquirir habilidades valiosas para promover a justiça restaurativa, mas também nos tornaremos modelos para nossos alunos, inspirando-os a buscar a excelência e a contribuir de maneira positiva para a sociedade”

A professora Patrícia Soares Ximenes, também relatou a importância desta formação e também do estímulo e apoio recebido do UniFacema.

“Nós estivemos em São Luís, realizando uma segunda etapa do Curso de Justiça Restaurativa, e agora estamos nos qualificando como facilitadores. Nós já tínhamos o curso de noções introdutórias de justiça restaurativa, mas esse primeiro curso não nos habilitou como facilitadores em círculos conflitivos, apenas nos capacitou para círculos não conflitivos. No primeiro dia de curso já conhecemos pessoas de outros locais, trocamos vivências com quem já possui uma vasta experiência com justiça restaurativa e que puderam contribuir com esse processo de amadurecimento da justiça restaurativa dentro do Maranhão. Em Caxias, o UniFacema é pioneiro, pois temos o Centro de Justiça Restaurativa dentro do UniFacema que fica no NPJ (Núcleo de Prática Jurídica).  Nesse curso nós já concluímos dois círculos, sendo o primeiro voltado para o conhecimento e para o entendimento dos objetivos de cada um com a justiça restaurativa. O segundo foi direcionado para a parte dos valores que realmente importam pra a gente, e este foi um círculo muito positivo e engrandecedor. Só podemos agradecemos ao UniFacema por nos proporcionar essa capacitação. Sabemos que iremos agregar muito com isso no NPJ e também para o próprio Curso de Direito.”

Grupo Educa

Consulte o cadastro da instituição no sistema

Grupo Educa