Foi realizado em Parnaíba, entre os dias 17 a 20 de maio, o Congresso Internacional em Artes, Patrimônio e Museologia, juntamente com a 15ª Semana Nacional de Museus (IBRAM - PPGAMP UFPI) e a Feira do Patrimônio. A iniciativa partiu do Programa de Pós-graduação em Artes, Patrimônio e Museologia (PPGAMP) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
O evento trouxe como tema "Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus" e teve o objetivo de sensibilizar agentes públicos e privados, as comunidades do Piauí, Meio Norte do Brasil e municípios do entorno, por meio de ações socioeducativas, para o rico e complexo patrimônio cultural e natural e para os museus. É uma proposta pioneira no Brasil. A Facema foi representada no evento, com a apresentação de dois artigos científicos na modalidade oral. O artigo “A obra do engenheiro Cícero Ferraz e o patrimônio arquitetônico teresinense” da Profª Msc. Amanda Cavalcante Moreira, e o outro artigo “Delfilândia: o exponencial de uma época áurea da arquitetura caxiense”, de autoria das alunas Ana Karine Lima Pereira, Gabriela Jordâna Lima Mota com orientação do Profº Msc. Acyr de Sousa Carvalho Filho.
Para a acadêmica do 5º período de Arquitetura e Urbanismo Ana Karine Lima Pereira, ter participado do congresso, “Foi um enriquecimento tanto pessoal como para a instituição, porque o nosso artigo com a orientação do professor Acyr foi aceito para ser apresentado em um congresso de importância internacional e isso nos incentiva a continuar produzindo.”
Já a acadêmica do 5º período de Arquitetura e Urbanismo Gabriela Jordâna Lima Mota a experiência foi excelente, “Porque nos permitiu conhecer um pouco mais da arquitetura de Caxias e de sua real importância. Muitas pessoas vivem na cidade, mas não admiram o que nós temos de arquitetura antiga. E através da produção do artigo, buscamos trazer a real importância da arquitetura caxiense, que merece ser valorizada. Mas a aprovação do primeiro artigo para ser apresentando em um congresso internacional foi uma grata surpresa, o que nos incentiva a desenvolver outros artigos.”