Profissionais da Saúde de Caxias e região recebem capacitação MI-mhGAP no UniFacema

Publicado em 08/04/2024 11:05:37

Profissionais da saúde da cidade de Caxias e região participaram, nos dias 02, 03 e 04/04, no UniFacema, de uma capacitação com o tema “Mi-mhGap – “Manual de Intervenções para cuidados em usuários com transtorno mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas na Rede de Atenção Básica à Saúde”.

O evento objetivou capacitar os profissionais para o tratamento e o manejo adequado de pacientes com transtornos mentais, onde foram abordados temas como: o uso de habilidades de comunicação efetiva, promoção de respeito e dignidade, avaliação de saúde física, avaliação para identificar condições de transtornos mentais, neurológicos e por uso de álcool e outras drogas.

O mhGAP é um manual clínico para consulta e ordenação do cuidado em saúde mental e problemas neurológicos, com ênfase na qualificação da avaliação e manejo dos problemas, contemplando de forma ampla as intervenções psicossociais, e também abordando aspectos do tratamento farmacológico de forma racional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

Os profissionais envolvidos nessa capacitação, foram médicos da zona rural e urbana, enfermeiros da zona urbana, assistentes sociais e psicólogos da Emulti, profissionais de nível superior do consultório na rua e da saúde prisional.

O UniFacema contribui e apoia eventos voltados para a melhoria da saúde, cedendo seus espaços para a realização de encontros de capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde, para que estes possam saber manejar e dar seguimento ao atendimento da população que necessita de cuidados em saúde mental.