Profissionais de Saúde do Município fazem visita técnica à Clínica Escola do UniFacema

Publicado em 09/08/2021 10:40:52

Na quinta-feira (05), uma equipe de Profissionais de Saúde que atuam no município de Caxias (MA) realizou uma visita técnica à Clínica Escola do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema.

IMG_0150

Guiados pelo Magnífico Reitor Prof. Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves, os profissionais puderam conhecer toda a estrutura organizacional desta Clínica, em seus setores, ambientes, equipamentos e laboratórios, além de terem um momento de conversação com os dirigentes do UniFacema.

IMG_0138
IMG_0124“É a primeira vez que visito a Clínica de Saúde do UniFacema e confesso a você que estou maravilhado, é realmente de encher os olhos, toda esta estrutura percebida aqui.”
(Cláudio Ferreira / Agente de Saúde)

IMG_0141

IMG_0125

“Estou muito feliz em conhecer a Clínica de Saúde do UniFacema; é realmente encantadora. E minha alegria é maior quando penso que existe a possibilidade dessa estrutura em saúde, de primeiro mundo, ter a possibilidade de servir a população carente.”
(Graça de Jesus / Agente de Saúde)

IMG_0145

IMG_0126
Dione Milhomem Araújo
Enfermeira

A Enfermeira Dione Milhomem Araújo pontua que enquanto Profissional de Saúde está em um ambiente como a Clínica de Saúde do UniFacema é estar segura de que neste local é possível prestar o melhor e mais excelente serviço em saúde para os pacientes. “Pois une o útil, ao agradável, ao permitir o devido acolhimento a população necessitada”, diz.

IMG_0127
Pedro Antônio Jacinto Filho
Médico

O Médico Pedro Antônio Jacinto Filho, enxerga como benéfico ter um centro de referência, com uma perfeita estrutura e posse de equipamentos como a Clínica de Saúde do UniFacema. “Todos têm a ganhar: a gente, que pode trabalha com o que há de melhor em saúde, e a população que ganha a oportunidade de receber um tratamento devido”.

IMG_0153
“É bem reconfortante saber que a comunidade caxiense pode contar com uma Clínica como esta, que é tranquilamente capaz de ofertar todo o apoio em saúde no que tange à Atenção Primária. E, acontecendo a parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), isso fica ainda mais acentuado, quando se pensa que estes serviços aqui ofertados podem chegar a um número cada vez mais amplo de pacientes.”
(Andreia Almeida / Enfermeira)

IMG_0142

IMG_0152
Prof. Msc. Thiago Henrique
Coordenador de Saúde Bucal

O Prof. Msc. Thiago Henrique, Coordenador de Saúde Bucal do Munícipio, diz que os equipamentos odontológicos são de primeira linha e oferecem diversas possibilidades de serviço, de modo, que podem ajudar o munícipio a atender cirurgias, tratamentos de canal, que até então, vem sendo feitos apenas por centros especializados.

Rubenilson Luna, Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde coloca que:

IMG_0156
Rubenilson Luna
Coordenador da Atenção Primária e Vigilância em Saúde

“A parceria entre o público e o privado, é uma união que acontece em todo o nível nacional, e em Caxias (MA) não tem porque ser diferente. Tendo em vista que aqui em muito vai nos ajudar no que diz respeito a prestação de serviço, principalmente no que diz respeito à Atenção Primária em Saúde. De modo, que nosso objetivo, é de integrar as ações que esta Clínica faz para a população junto com nossos serviços de saúde, e também ajudar esta IES na formação dos futuros profissionais de Saúde que aqui hão de se formar.”

IMG_0155
Sana Caroline Rios da Silva Oliveira
Coordenadora da Clínica de Saúde do UniFacema

“Há um interesse de ambas as partes de fecharmos uma parceria, no sentido de prestarmos um serviço de excelência para toda a nossa comunidade. No sentido de que há ganhos de todas as partes: a IES ganha, porque ela cumpre seu papel dentro da comunidade; a população ganha ao receber serviços de saúde de qualidade, em um ambiente propício pra isso; além, claro, do ganho de nossos acadêmicos, que vão poder contar com  um campo de estágio de maneira permanente. Estamos aqui na torcida de que este convênio ocorra, pelo bem do ensino e da saúde, que é direito de todos”, finaliza a Coordenadora da Clínica de Saúde do UniFacema, Sana Caroline Rios da Silva Oliveira.

IMG_0157