Estiveram reunidos no dia 01 de abril, sexta-feira, profissionais de Fisioterapia e Enfermagem para a aula inaugural do curso de Pós-graduação em Terapia Intensiva. O Diretor Acadêmico Profº Msc. Marcos Aurélio de Araújo Alves deu boas vindas aos alunos, muitos deles egressos da Facema. Também estiveram presentes, o Coordenador Geral da Pós-graduação, Profº Msc. Braz Milanez e o Profº Msc. Jairo Edielson Rodrigues, que ficou responsável pelas aulas da primeira disciplina do curso.
Para o Profº Msc. Jairo Edi elson, a pós de Terapia Intensiva é de grande importância porque hoje existe uma Resolução RDC Nº7 de 2010, que regulamenta, que todos os profissionais da área de saúde, que trabalham na Terapia Intensiva tem que ter certificado de Pós-graduação na área. “Hoje é impossível, você ser enfermeiro da terapia intensiva e não possuir conhecimentos intensivistas, que é essencial para o tratamento dos pacientes críticos e metabolicamente complexos. Os profissionais precisam ter esse conhecimento holístico de todo o sistema, de como funciona essa interpelação entre sistemas, e para ser intensivista ele precisa das informações da pós, para trabalhar de forma digna e humanizada, melhorando a assistência aos pacientes. Portanto, essa iniciativa da Facema eu considero magnífica, porque está dando uma oportunidade para os próprios alunos da instituição e para a comunidade em geral ao oferecer essa nova pós. Nós precisamos de profissionais qualificados trabalhando na terapia intensiva, e pelo porte da Facema e pela qualidade técnica que aqui têm, os alunos estão muito bem assistidos em relação à Pós-graduação e tenho certeza que galgarão espaço na assistência ao final dessa pós.”
Na oportunidade, os alunos foram orientados de como será desenvolvido o curso, os horários e a metodologia adotada, além dos benefícios de uma pós para o currículo profissional do aluno. Para a aluna, Shirley Daiane Santana da Silva, a decisão de fazer uma pós logo tem como objetivo atender às exigências do mercado de trabalho. “Hoje o mercado de trabalho está nos cobrando uma qualificação profissional a mais além da graduação, e a instituição tem nos oferecido bastantes cursos, além dos cursos de extensão. Agora está sendo a oportunidade de fazer a pós-graduação e essa pós de UTI veio em boa hora, porque que ela abrange todos os locais no hospital, indo desde a urgência, emergência, clínica médica, então eu vou está preparada para o mercado. E essa formação que a Facema vem oferecendo é de excelência, e isso vem sendo comprovado pelo nível dos profissionais que tem saído da instituição, tenho observado que muito deles já estão no mercado de trabalho, então tenho interesse na pós da instituição pela credibilidade.”
Clique no link e confira mais fotos