O projeto “Adolescer saudável” surgiu da necessidade de reduzir as vulnerabilidades as quais os adolescentes estão suscetíveis. Esse é o resultado do trabalho de pesquisa desenvolvido pela Facema, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e recursos da Fundação do Amparo e Pesquisa e em Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico – Fapema, por meio do Edital Universidade para Todos Nós.
O lançamento da cartilha educativa foi na Escola Arlindo Fernandes de Oliveira, anexo Coelho Neto, com a participação de bolsistas do curso de Enfermagem da Facema, do pesquisador da comunidade Profº Espc. Rodrigo Aragão da Silva, a palestrante convidada a Assistente Social de Teresina, Thâmara Beatriz Fernandes Vila Nova, que ministrou a oficina “Sexualidade e Juventude”, pelo Coordenador do projeto, Profº Msc. Francisco Braz Milanez.
Durante a oficina, os adolescentes foram orientados sobre a importância da prevenção das doenças sexuais, gravidez na adolescência, entre outros temas.
“A iniciativa foi maravilhosa em virtude do que vem ocorrendo no cenário atual que está relacionado ao grande número de casos de jovens com AIDS. Então através desse projeto, podemos informar esses adolescentes sobre a responsabilidade dos seus atos, e também orientando quais as doenças que estão mais vulneráveis e as melhores formas de prevenção.”, afirmou a Assistente Social.
Para o adolescente de 17 anos, Mateus da Silva dos Santos a oficina foi de grande importância. “Gostei muito da palestra, porque eu não sabia de outras doenças, só tinha conhecimento sobre a AIDS, e agora aprendi mais, o que vai ajudar na prevenção de outras doenças. A ideia da cartilha muito boa, porque as dúvidas foram esclarecidas, enfim, foi importante ter essa oficina aqui na escola, porque muitos jovens hoje só pensam em “transar” e não querem se prevenir, usar a camisinha.”
Segundo o Coordenador do projeto, Profº Msc. Francisco Braz Milanez, serão distribuídas no total cinco mil cartilhas para escolas públicas de Caxias. Na cartilha estão trabalhados temas como culturas de pais, gêneros, violência, vacinação, saúde sexual e reprodutiva, exposição a outras doenças. “O projeto visa além de esclarecer os adolescentes, também à formação de multiplicadores, cada escola será capacitada com um grupo de alunos para dar continuidade ao projeto. É importante destacar que a pesquisa na Facema também tem esse compromisso social, retornando à comunidade os resultados dos nossos estudos é muito positivo e satisfatório. Esse é o verdadeiro papel da ciência.”
Clique aqui e confira mais fotos