O projeto “Mapeamento da disfunção tempomandíbular entre os universitários”, foi aprovado pela Fundação de Amparo a Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico no Maranhão – FAPEMA, pelo Edital Universidade para todos nós, Nº005/2015, com um financiamento no valor de R$ 8.267,50
A Coordenadora do Curso de Fisioterapia, Profª Msc. Mariana de Oliveira Sanchez estará a frente na coordenação do projeto, trabalhando com os acadêmicos de Fisioterapia, Francisco Torres Pinheiro Filho do 8º período, Layson da Silva Sampaio do 3º período e a odontóloga Valdirene Ferreira dos Santos. A pesquisa terá duração de 4 meses, onde será coletado dados de universitários da Facema e outras instituições de Caxias. Após esse trabalho, os dados serão socializados através de banner, sendo posteriormente apresentados para as instituições estudadas.
O objetivo da pesquisa é descobrir qual a principal causa da disfunção, a que está associado. O estudo visa compreender melhor o problema, buscando soluções futuras para a questão. Nesse período da pesquisa, será feito um mapeamento comparativo desse distúrbio, com alunos da Facema e outras instituições de ensino superior de Caxias.
De acordo com a Profª Mariana, estudos comprovam que 60% dos acadêmicos de Fisioterapia da Facema, apresentam o maior índice de disfunção.
A Coordenadora do projeto, Profª Msc. Mariana Sanchez destaca a aprovação do projeto como reconhecimento. “Muito feliz com a aprovação do projeto, um reconhecimento do trabalho do nosso aluno, que está coletando dados, se esforçando, até porque fazer pesquisa no Brasil não é barato, todos os custos são arcados pelo pesquisador. Então com a aquisição desse fomento, nos proporciona o respaldo do reconhecimento e motiva a continuar desenvolvendo mais pesquisas.”