Pesquisam comprovam que os homens são mais vulneráveis às doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas e que morrem mais precocemente que as mulheres, pois estes não buscam, como as mulheres, os serviços de Atenção Primária à Saúde.
Seguindo esse pensamento e com o intuito de alertar a população para o problema, é que atualmente está sendo desenvolvido pela Facema o projeto “Saúde do Homem em Foco”. O projeto de extensão é de autoria da Professora Mestra Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha.
O projeto iniciou no mês de julho e segue até novembro, sendo desenvolvido em Posto de Unidades de Atenção Primária à Saúde, praças, órgão parceiros ou ainda na própria IES. Um dos principais objetivos do projeto é chamar a atenção dos homens residentes no município para a importância da procura pelos serviços de Saúde com vistas a prevenirem os agravos que mais afetam este grupo, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso.
As ações são desenvolvidas pelos acadêmicos do 5º período de Enfermagem, com acompanhamento da autora do projeto e é voltada para atendimento à população masculina da cidade. A primeira atividade aconteceu no dia 25 de julho, na Praça da Chapada, voltada para a comemoração do Dia do Motorista. No local foram oferecidos os serviços de consulta médica, imunização, distribuição de preservativos e orientação sobre Planejamento Familiar e Prevenção de DST's, Palestras voltadas para a Saúde do Homem e Mensuração de PA, peso e altura.
Além dos acadêmicos, a ação contou com a participação de profissionais atuantes na Atenção Primária à Saúde, inclusive médico, e de outros setores da área da Saúde, como a Bemfam, Vigilância Epidemiológica, Núcleo Municipal de Educação em Saúde (NMES) e Sindicato dos Motoristas.
A segunda atividade aconteceu no dia 22 de agosto, realizada na Igreja Batista da Paz, próximo à UBS Volta Redonda, voltada para os homens da área de cobertura da UBS. Cerca de 80 homens, com idades entre 20 e 83 anos, foram atendidos pelos serviços oferecidos pelo Projeto, como Palestras de Sensibilização, solicitação e encaminhamentos de exames de roina.
A atividade contou com a presença dos profissionais de saúde atuantes na UBS Volta Redonda, entre eles o Dr. Francisco Cordeiro (Médico), Núbia Selma e Lígia Raquel (enfermeiras), Joelma Costa e Larissa Lux (Cirurgiãs-Dentitas), Francidalma Filha, Amanda Costa e Virna de Azevedo (da Coordenação da Atenção Primária ), além de Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.
Clique aqui e veja mais fotos das atividades.