O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema deu vazão neste ano de 2020, a uma nova modelagem curricular, que tem como base promover a imersão dos alunos em metodologias ativas, trabalhos discentes práticos e efetivos, que assim, possibilitem a eles superar desafios e adquirir segurança para construir suas carreiras profissionais.
Tão nova modelagem, traz um acontecimento não somente novo dentro da IES, mas, que traz uma logística diferenciada no sentido do fomento à aprendizagem dos alunos. Falamos aqui do Projeto Integrador, que como o próprio nome leva a entender, é um projeto que integra todas as disciplinas de cada semestre, vistas pelos acadêmicos, e que através desta atividade, essas disciplinas são interdisciplinares e contextualizadas, levando o aluno deter de autonomia na busca de seu conhecimento.
Em suas três Escolas — Humanas e Negócios, Politécnica, Saúde — o UniFacema, por seus cursos, apresentou, até a data da publicação desta matéria, os seguintes Projetos Integradores neste semestre 2020.1:
ESCOLA POLITÉCNICA
O 1º período de ADS apresentou projeto com a temática “Construção de Algoritmos”. Através da utilização da ferramenta “Portugol WebStudio”, os alunos foram orientados a construir um algoritmo que simule o menu de uma lanchonete.
O curso de Arquitetura e Urbanismo apresentou o rol dos seguintes projetos integradores:
1º período: Análise de Obras Arquitetônicas Brasileiras Modernas e Contemporâneas Projetadas por Oscar Niemeyer;
2º e 3º períodos: Projeto Arquitetônico de uma Residência Unifamiliar Térrea em Caxias (MA);
4º período: Projeto de um Centro Comercial Térreo com o Conceito de Open Mall em Caxias (MA);
5º período: Projeto Arquitetônico de Instituição Educacional Cultural em Caxias (MA);
6º período: Projeto de um Complexo composto por Shopping Center e Torre de Apartamentos Residenciais em Caxias (MA);
7º período: Projeto de um Parque Urbano em Áreas Degradadas de Caxias (MA);
8º período: Projeto de Intervenção e Requalificação de Área Urbana Consolidada em Caxias (MA).
1º período: Produção de um Videocast de cerca de 10 minutos versando sobre a Inovação em Obras de Engenharia;
2º e 3º períodos: Aplicações Práticas dos Conceitos de Eletricidade e Magnetismo;
4º período: Desenvolvimento de Projeto Arquitetônico baseado nos Conceitos da Plataforma BIM;
5º período: Orçamento na Construção Civil;
6º período: Desenvolvimento do projeto elétrico e estrutural (das disciplinas de concreto armado e instalações prediais), sua compatibilização e orçamentação;
7º período: Relatório de Impacto no Tráfego – RIT;
8º período: Elaboração de Cartilha sobre Avaliação de Imóveis.
ESCOLA DE SAÚDE
O 1º período do curso de Nutrição abordou a temática “Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil”, através da disciplina “Políticas Públicas de Saúde e Nutrição”.
O 2º período de Nutrição através da disciplina “Fisiopatologia e Bioquímica Clínica aplicada a Nutrição”, apresentou os seguintes projetos:
1-Desenvolvimento de uma gelatina de linhaça para pacientes Diabéticos do produto;
2-Desenvolvimento de um patê de sardinha para pacientes com Doença de Crohn;
3-Desenvolvimento de iogurte de canela para pacientes com Obesidade.
Por meio da disciplina “Microbiologia, higiene e controle de qualidade dos alimentos”, o 3º período de Nutrição trabalhou o projeto “Elaboração de um material educativo sobre controle e qualidade de alimentos que são comercializados na rua.”
A disciplina “Assistência Nutricional nas Fases da Vida” serviu de base para que a turma do 4º período de Nutrição, fizesse projeto voltado à “Avaliação do estado nutricional, consumo alimentar de crianças em idade escolar além de intervenção de educação nutricional de maneira lúdica”.
E o 6º período de Nutrição, por meio da disciplina “Análise sensorial e desenvolvimento de produtos alimentícios”, apresentou projeto integrador sobre o “Desenvolvimento de produtos regionais”.
Brownie à base da farinha da semente de abóbora
Aos alunos do 1º período, por meio da disciplina “Suporte Básico de Vida” foi solicitado um relatório sobre “Atualidade em Suporte Básico de Vida” e a criação de um infográfico de cada atualidade encontrada pelos grupos de Projetos Integradores (PI). Em seguida, ocorreu a postagem em redes sociais dos infográficos para divulgar tais informações relevantes aos cuidados de saúde em casos de emergências.
Através das disciplinas “Técnicas Radiológicas” e “Controle em Qualidade em Diagnóstico por Imagem”, aos alunos do 2º e 3º períodos foram solicitadas a produção de um artigo cientifico, e com base nessa produção, que elaborassem material informativo para que fosse divulgado na mostra de PI junto aos demais grupos de discentes.
A problemática sugerida foi que apresentassem meios (programas) para garantia do atendimento seguro a pacientes em exames de radiodiagnóstico em tempos de pandemia da Covid-19 nos métodos para obtenção de imagens com qualidade em exames de imagem, e também meios (programas) para garantia da qualidade da imagem radiográfica convencional de modo que se torne seguro para o paciente à realização de exames de Raios X em Radiologia Médica e Odontológica.