Realizada a primeira reunião da CPA do ano de 2022

Publicado em 09/04/2022 10:29:13

A Comissão Própria de Avaliação – CPA do Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema realizou nesta quinta-feira (07), a sua primeira reunião do ano de 2022.

A CPA tem por objetivo coletar informações dos professores e alunos, a respeito dos processos de desenvolvimento institucional, para o acompanhamento e melhoria da qualidade dos serviços ofertados pela IES.

Para esta primeira reunião, as pautas destacadas foram:

·         Apresentação dos novos membros da CPA

·         Auto avaliação institucional do ano de 2021

·         Plano de trabalho da CPA para o semestre 2022.1

Ao finalizar a reunião, conversamos com a representante do corpo de alunos da área da saúde na CPA, Isadora Sayonara do 8° período de Enfermagem.

“A reunião foi muito produtiva, os integrantes expuseram suas opiniões a cerca de pontos chaves, para que a Comissão possa trabalhar sobre os mesmos e auxiliar a Instituição na melhoria da qualidade dos serviços prestados como infraestrutura e ensino-aprendizagem. A CPA tem muito a agregar à IES. O fato de a Comissão ser composta por integrantes dos mais variados segmentos atribui à mesma uma maior relevância, pois estes estão em contato constante com a realidade da IES o que fortalecerá para apontar os problemas e encontrar suas resoluções”.

A coordenadora da CPA, Profa. Dra. Maria Bertolina Costa evidenciou como é importante a CPA para o UniFacema.

“CPA é um instrumento de extrema importância para o entendimento dos pontos de melhoria da IES. Mesmo que existam outras avaliações realizadas pelos órgãos reguladores, o grande trunfo da CPA é a participação da comunidade acadêmica na atribuição de notas para todos os conceitos avaliados. Afinal, ninguém melhor para avaliar a instituição de ensino do que quem está dentro dela todos os dias”.

A Comissão Própria de Avaliação é um órgão consultivo organizado pela própria Instituição de Ensino Superior, com orientações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP). Ela é parte de um dos três processos avaliativos atribuídos ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação (Sinaes). É nesse processo que entra a CPA, uma avaliação interna que ocorre além das auditorias externas realizadas pelo MEC. As avaliações da CPA ajudam a gestão da IES a pensar em ajustes acadêmicos, estruturais, pedagógicos e administrativos para que o desempenho seja cada vez melhor.