Realizada VII Semana Pedagógica do UniFacema

Publicado em 04/08/2021 09:48:20

Como tradição, a cada novo semestre o Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema promove o evento ‘Semana Pedagógica’, que tem como diretriz realizar um alinhamento e direcionamento quanto as práticas pedagógicas que serão executadas pelos professores, coordenadores e diretores de escolas deste centro universitário.

IMG_0064

Nesta VII edição da Semana Pedagógica desta IES, a abordagem dos temas versou sobre caros temas, tais como: ‘Ensino Virtual: princípios e métodos’, ‘Aprendizagem, Avaliação e Ensino Superior: desafios e oportunidades’, ‘Expectativa e Realidade da Avaliação Virtual: legislação, prática e resultados’, além de conceder instrução técnica sobre a instrumentalização da parte de ‘Avaliação’, inserida no Portal do Professor e informes quanto ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).

IMG_0024

Vindo diretamente da Universidade Estadual de UTTAR – USA, o Prof. Dr. Marcus Vinícius Câmara Brasileiro colaborou sobre a temática de Ensino Virtual: princípios e métodos.

IMG_0043
Prof. Dr. Marcus Vinícius Câmara Brasileiro

“Discutimos de forma teórica e prática, quais são os desafios e as vantagens de trabalhar em ambiente virtual. Na parte prática, eu fiz um relato da minha experiência com a Plataforma Canvas, que é uma plataforma que vai ser utilizada pelo UniFacema a partir deste semestre”, destaca o Prof. Dr. Marcus Vinícius Câmara Brasileiro.

IMG_0039
Profa. Msc. Daiana Souza

“A Semana Pedagógica em muito contribui para nossa formação. E estou feliz em receber capacitação sobre a Plataforma Canvas, que vem agregar ao nosso trabalho, e assim, nos ajudar a melhor desenvolver a transmissão do conhecimento”, coloca a Profa. Msc. Daiana Souza.IMG_0055

Walyson Marques Fontenele, Supervisor de Tecnologia da Informação (TI), abordou sobre a Parametrização do Sistema.

IMG_0017
Walyson Marques Fontenele
Supervisor de TI

“Tratamos, especificamente, sobre o item ‘Avaliação’, localizada no Portal do Professor. De modo, que aqui ilustramos como utilizar as formas de cadastro de parciais, sub parciais, os cálculos  - para peso e notas máximas -, além de exibir o cadastro e acompanhamento do Trabalho Discente Efetivo (TDE)”, pontua o Supervisor de TI, Walyson Marques Fontenele.

IMG_0020

IMG_0046
Profa. Esp. Patrícia Ximenes
Supervisora do 2º CEJUSC/Caxias

A Profa. Esp. Patrícia Ximenes, Supervisora do 2º CEJUSC/Caxias, fala que é uma constante o UniFacema sempre buscar trazer conhecimentos inovadores para colaborar na prática dos professores, e que nesta edição da Semana Pedagógica, isso não foi diferente. “Certamente, todos os questionamentos aqui levantados, e esmiunçados pelos palestrantes, nos trouxe uma bagagem muito produtiva para o nosso trabalho”, argumenta.

IMG_0042
Elmo Júnior
Tutor

Para o Tutor Elmo Júnior, as abordagens elencadas na VII Semana Pedagógica foram muito bem trabalhadas, e criva que em muito contribuíram para a formação dos docentes, principalmente, no que tange ao conhecimento relacionado a melhor forma de utilizar o ambiente tecnológico.

IMG_0048
Da esq. pra direita: Prof. Dr. Adriano Coelho, Profa. Dra. Niube Ruggero e Prof. Msc. Marcos Aurélio

Em mais uma edição da Semana Pedagógica, os professores do UniFacema foram gratificados com a presença da renomada empresa de consultoria educacional Hoper Educação, representada pelos consultores Prof. Dr. Adriano Coelho e Profa. Dra. Niube Ruggero.

IMG_0050

“Nesta feita, trabalhei com os professores conhecimentos sobre ‘Avaliação’ e a ‘Volta dos Alunos’, discussões referentes sobre indicadores de avaliação e também aspectos avaliativos do Enade”.
(Prof. Dr. Adriano Coelho / Consultor da Hoper Educação)

IMG_0069

“Na minha palestra, abordei sobre ‘Avaliações Virtuais instituídas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) por conta da Pandemia’, pontualmente, todo regulatório, toda parte prática e o levantamento das evidências para as próximas avaliações.”
(Profa. Dra. Niube Ruggero / Consultora da Hoper)

IMG_0056

IMG_0047
Humberto Dênis
Tutor

O Tutor Humberto Dênis finaliza enfatizando que, do início ao fim, toda a programação da VII Semana Pedagógica do UniFacema foi vestida de muita organização, conhecimentos interessantes e inovadores, e que, em seu ver, essa gama de aprendizagem possibilita que os Professores e Tutores estejam bem preparados para ensinar de forma mais assertiva neste novo semestre que se inicia.