O Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão – UniFacema, através da Coordenação do Curso de Enfermagem, da Escola de Saúde, e do Parque Tecnológico da IES, realizou nesta segunda-feira (04), treinamento sobre o manuseio da Plataforma Teleconsulta Covid-19, com alunos selecionados para participar desta ação de prestação de serviço científico, social e humanitário.
Durante o treinamento, foi explicitado que a Plataforma Teleconsulta Covid-19 tem como objetivos:
Diferentes de outras plataformas, a Plataforma Teleconsulta Covid-19 proporciona as seguintes funcionalidades:
Uma clara vantagem desta plataforma é que ela poderá ser replicada a cada serviço de saúde municipal com fins de minimizar o colapso dos serviços de saúde e ampliar sua eficácia na prestação de serviços de atenção à saúde em sua rede de atenção primária.
A Profa. Msc. Márcia Sousa Santos, diretora da Escola de Saúde do UniFacema, coloca que a Plataforma Teleconsulta Covid-19 é uma ferramenta inovadora no foco de dar assistência de saúde à comunidade, e explicita que por meio dela, os alunos selecionados para participar da ação, terão suporte para dirimir dúvidas sobre sintomas da Covid-19, transmissibilidade do vírus, além de realizar acompanhamentos de casos suspeitos.
“Neste trabalho, os alunos serão permanentemente acompanhados pelo grupo de professores enfermeiros da IES. E assim, de forma conjunta, iremos prestar orientações à comunidade, sobre pontos diversos, tais como, medidas protetivas de combate a Covid-19, e também orientar os populares sobre como eles devem se comportar, na eventualidade de ocorrer um caso positivo de Coronavírus, em suas casas”, coloca a Profa. Msc. Leilane Dias.
Confira o relato de três dos dez alunos do curso de Enfermagem do UniFacema, selecionados para participar da ação:
“Colaborar neste trabalho é algo que me impacta positivamente, por isso, tenho sentimento de gratidão, tanto com a IES, quanto com os professores do nosso curso, que nos incentivaram a usar do nosso conhecimento em prol de ajudar as pessoas que tanto necessitam neste momento”.
(Áurea Tatiane / 9º Período de Enfermagem)
“Vivencio aqui uma oportunidade única, em que posso participar, de forma ativa, de um trabalho humanitário e de responsabilidade social. E em um dado momento, como este, em que enfrentamos uma Pandemia, ser um membro atuante em prol de ajudar as pessoas a combater este mal, é algo que me deixa muito feliz e satisfeita”.
(Simone Costa / 9º Período de Enfermagem)
“Até o momento não temos, em nosso município, nenhum atendimento parecido, com este que vamos prestar através da Plataforma Teleconsulta Covid-19. Assim, poderemos através deste nosso trabalho assistencial, colaborar para a diminuição da demanda, desnecessária, dentro do ambiente de saúde, ao passo, que também, ao vivenciar este momento, temos a chance de fortalecer nossos conhecimentos, adquiridos na graduação.
(Celestino Delmiro / 9º Período de Enfermagem)