Recém-formados no Curso de Enfermagem do UniFacema são aprovados em programas de Pós-graduação

Publicado em 15/02/2024 14:23:35

Quem nunca pensou em sair de uma graduação e já ingressar no mestrado? Foi exatamente o que os recém-formados no Curso de Enfermagem do UniFacema, semestre 2023.2, Lara Beatriz de Sousa Coelho e Francisco Ítalo Gomes Alencar, almejaram e conseguiram.

A egressa do Curso de Enfermagem do UniFacema, Lara Beatriz de Sousa Coelho foi aprovada em primeiro lugar para o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com o projeto de pesquisa “Processo de Cuidar em Saúde e Enfermagem”. A futura pós-graduanda comentou sobre essa tão sonhada aprovação.

“Ser aprovado em um programa de pós-graduação Stricto Sensu é, de fato, o sonho de muitos profissionais no mercado de trabalho.  Desse modo, posso dizer que a caminhada durante estes 5 anos de graduação em Enfermagem no UniFacema me preparou para isso, principalmente em virtude do incentivo ao ensino, pesquisa e extensão, no âmbito da IES. O interesse pelo Mestrado surgiu logo que entrei no UniFacema, no ano de 2019, onde pude ingressar no primeiro projeto de Iniciação Científica (IC), orientado pela Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa, com quem realizei outros dois projetos de IC. Logo após, obtive a oportunidade de publicação de artigos científicos junto ao Prof. Dr. Francisco Braz MIlanez Oliveira, que também foi meu orientador de TCC e a quem agradeço pelo incentivo diário na construção do Projeto de Pesquisa ao Mestrado e na reunião da documentação para o envio à Universidade Federal do Piauí, onde fui aprovada em primeiro lugar no Programa de Pós Graduação em Enfermagem.”

O projeto da egressa do UniFacema será desenvolvido a partir da análise das representações sociais de enfermeiros frente ao uso do National Early Warning Score 2 (NEWS 2) aplicado a pacientes com COVID-19, que consiste em um protocolo que prevê a deterioração clínica do paciente, incluindo a parada cardiorrespiratória. Este instrumento foi traduzido e adaptado, de forma transcultural, ao Brasil no ano de 2018, fazendo com que haja a necessidade de estudos acerca de sua usabilidade em Hospitais Universitários Brasileiros.

Francisco Ítalo Gomes Alencar, também egresso do Curso de Enfermagem do UniFacema, que conseguiu aprovação no mestrado de Biodiversidade, Ambiente e Saúde, pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), definiu a sua conquista como uma grande realização acadêmica e profissional.

“A minha aprovação no mestrado significou uma grande realização como aluno e profissional. Esse resultado foi fruto de muito esforço e superação de desafios durante essa jornada, que foi a graduação. O UniFacema possibilitou, por meio dos programas de iniciação científica, o aprendizado e o ganho de experiência necessários para esse processo, representando uma conquista no meio acadêmico. Em especial, cito o corpo docente, como por exemplo a Profa. Dra. Ana Carla Marques da Costa, que foi minha orientadora em diversos projetos de pesquisa. A somatória de todos esses fatores culminou nesse feito tão importante para mim. O meu projeto consiste na pesquisa da ação antiparasitária de um substrato de uma planta nativa da região contra a Leshmaniose Cutânea, tendo em vista a importância da pesquisa de substâncias efetivas para o tratamento dessa doença que ainda não possui vacinas.”

O Curso de Enfermagem do UniFacema tem como objetivo formar Enfermeiros e Enfermeiras, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, qualificados para o exercício de Enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautados em princípios técnico-científicos, ético-políticos e socioeducativos, articulados aos contextos sociopolítico e cultural nacional, estadual e municipal, na sistematização do cuidado de enfermagem, abrangendo a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação do cliente, da família e da comunidade.

Parabenizamos os nossos queridos egressos pelas conquistas, fruto do comprometimento e da perseverança de cada um, desejando-lhes sorte e muito sucesso em suas jornadas profissionais.