UniFacema

Representantes de turma do UniFacema: quem são e o que fazem?

Publicado em 09/04/2022 11:07:34

Toda turma tem aquela pessoa que se destaca, não é mesmo? Aquela que tem o espírito de liderança, que usa os melhores argumentos de convencimento e tem uma ótima oratória. Além disso, essa pessoa se dá bem com todo mundo e tem vários amigos.

 

 Representar uma turma é uma função que requer muita responsabilidade, já que não é todo mundo que vai saber lidar com a correria do estágio/trabalho, das aulas e desse cargo de liderança. Mas, apesar da carga de comprometimento, porém é uma função de grande importância dentro da comunidade acadêmica.

 

 São esses estudantes que levam as questões comuns dos demais colegas de sala para Professores e Coordenadores. Eles também tomam decisões importantes pela turma, já que têm o poder para isso, mas, claro, após consultar os demais colegas. O escolhido, por sua turma, representa, dá voz, mas, antes de tudo, assume o compromisso de buscar o consenso, e quanto mais for responsável nas suas representações, mais terá aprendido a defender os interesses e necessidades do seu grupo.

 

 Conheça agora alguns dos representantes de turma dos cursos do Unifacema.

 

“O representante é muito importante para o curso pois se torna a liderança da turma incentivando sempre os alunos nos estudos, auxiliando nas dificuldades e nas disciplinas. A rotina do represente de turma é minimizar as duvidas e questionamentos dos alunos assim como assuntos das disciplinas trazendo sugestões e melhorias para curso de engenharia.” Vinicius Pereira do 5° período de Engenharia Elétrica

 

 

“É de suma importância ter um representante de turma, pois assim facilita o contato coordenador e professor com o aluno que representa a turma de forma organizada, sem que haja divergências de assuntos.” Lya Melo do 9° período de Arquitetura e Urbanismo

 

 

“Busco conhecer em primeiro lugar os alunos aos quais represento e agir conforme a indentidade da maioria, e sempre decidindo da melhor maneira possível, para benefício da turma, além de estar sempre atento a avisos e disponível quando possível para ajudar.” Juan Soares do 2° período de Odontologia

 

“Fui promovida à representante de turma no ano letivo de 2020.1, sigo nessa missão até agora, sou muito grata pela oportunidade de representar a minha turma, orgulho da acadêmica que me tornei no decorrer dos anos, a responsabilidade é imensa, só quem é líder sabe, porém, sigo.” Valéria Martins do 6° período de Estética e Cosmética

 

 

“Além de ajudarmos também nossos cordenadores, pois ser responsavel por cordernar um curso inteiro não é uma tarefa fácil, liderar uma turma é complicado imagina o curso inteiro. Inclusive nosso coordenador Paulo Ricardo deixa sempre bem claro nossa importancia e se mostra muito agradeçido.” Camila Jordana do 6° período de Engenharia Civil

 

“Eu busco trazer informações para a turma, para que todos os alunos fiquem atentos às atividades da instituição e também procuro orientação e levo nossas dúvidas aos professores. Um representante de turma é bastante necessário para que toda a turma fique ciente de todas as informações necessárias.” Pedro Enric do 5° período de Biomedicina

 

“É de extrema importância, uma vez que o representante é o elo de ligação entre os professores e alunos, podendo assim sanar dúvidas e problemas que o alunos possam ter.” Ítalo Rafael do 7° período de Educação Física

 

“É de suma importância ter um representante de turma pois assim, resolvemos demandas tanto da turma como do curso em si, ajudando na organização de palestras e tarefas que vão ser exibidas ao público. O papel do líder é essencial para um bom desenvolvimento da turma.” João Victor do 5° período de Psicologia

 

“Fica mais fácil ter acesso às informações direto do professor, pois facilita o meio de comunicação. E também na questão de tirar dúvidas, os alunos perguntam para mim eu tiro as dúvidas com o professor e repasso para os alunos.” Kaylane Oliveira do 2° período de nutrição

 

 

“Eu como representante de turma, venho ao longo desses anos desenvolvendo meu trabalho em parceira com os professores, onde atrás de dúvidas elaboro uma lista, indo muitas vezes pessoalmente a IES pedir todos os esclarecimentos a respeito de certa disciplina e de alguns trabalhos/atividades, facilitando também a comunicação entre os colegas de turma e os professores, atuando como mediador, além de transmitir recados importantes a turma.” Adriano de Oliveira do 9° período de Farmácia

 

 

“É importante pois, a instituição mostra confiança em seus alunos para determinadas situações e torna as discussões por melhorias mais organizada, uma vez que nos organizamos entre nós antes de levarmos uma ideia ou reclamação.”  Flávio Davi do 2° período de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 

“Eu busco sempre estar atualizado de tudo da IES e do meu curso para que eu sane qualquer dúvida dos demais colegas de classe. Também busco ter um vínculo mais estreito com os professores, coordenadores e tutores das disciplinas. Sempre procuro benefícios que possam ser usados pelos alunos.” Victor Manuel do 3° período de Radiologia

 

“A importância de um representante se dá pela transmissão de informações, com o intuito de facilitar a comunicação entre alunos, professor e coordenação. Nossa maior tarefa como representante é passar informações dos professores para os alunos e vice versa, e se não for o suficiente, levar a dúvida para a coordenação, isso entre outras questões de organização e sanar as dúvidas recorrentes dos colegas de turma.” Cintya Beatriz do 2° período de Fisioterapia

 

“O representante de turma auxilia no processo de aprendizagen dos alunos, pois eles buscam segurança no representante para levar problemas para a coordenação e além disso exerce uma gestão democrática na instituição, quando os alunos são ouvidos pela coordenação para melhorar no desempenho em sala de aula.” Valéria Coutinho do 6° período de Pedagogia

 

“No dia a dia, tenho ajuda da Vice-presidente e isso ajuda muito, sempre me encarrego de repassar as dúvidas da turma, no objetivo de não sobrecarregar os tutores e o coordenador geral. Gosto de ajudar de qualquer forma e sempre organizamos listas de eventos, camisas e todo e qualquer assunto que envolva a turma toda.” Luna Letícia do 2° período de Direito

 

“A comunicação é fundamental para uma liderança. É entender que cada um tem suas dificuldades e um bom líder deve entender essas dificuldades. O representante de turma tem função fundamental de responder pela turma e de ser a voz que irá fazer a mediação entre a turma, corpo docente e demais alunos.” Cleysson Bruni do 6° período de Administração

 

"Procuro sempre está á disposição e ajudar no que estiver ao meu alcance. Ser responsável por uma turma, onde ouço os interesses dos colegas de sala, sempre que for solicitado." Procurando sempre contribuir de alguma forma, sendo o porta voz da minha turma. Danielle de Almada do 10° período de Enfermagem 

 

"Envio as demandas para a coordenação e resolvo os conflitos e pendências que surgirem da turma. Estou sempre a frente ouvindo a turma e procurando fazer o melhor para o acolhimento da turma.” Gabrielle Katheleen do 8° período de Serviço Social 

 


CALENDÁRIO ACADÊMICO

abril
VÍDEO



REDES SOCIAIS



Centro Universitário de Ciências e Tecnologia do Maranhão - UniFacema


Localização

Rua Aarão Reis, 1000
Centro · Caxias - MA
CEP: 65600-000

Central de Atendimento

(99) 3422.6800 (Whatsapp)

Atendimento por E-mail

unifacema@unifacema.edu.br


Núcleo de Atendimento Aluno UniFacema - NAAF

Atendimento por E-mail

naaf@unifacema.edu.br

© 2009 - 2024 UniFacema - Todos os direitos reservados

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e pelo Google:
A Política de Privacidade e Termos de serviço são aplicados.