A atividade de Responsabilidade Social de Arquitetura e Urbanismo abordou a temática de “Acessibilidade e mobilidade urbana, sustentabilidade e preservação dos patrimônios histórico e ambiental ”, desenvolvida nos dias 01 e 02 de junho.
No dia 01 de junho foi realizada no auditório da Facema, a atividade com os alunos do Ensino Médio da Escola Odolfo Medeiros. Diante da temática abordada, a Coordenação do curso teve a ideia de trazer os alunos para Facema com o objetivo de apresentar os diversos tipos de soluções para acessibilidade de uma maneira geral, para deficientes físicos e visuais, mostrando o que a instituição oferece em suas dependências e que é possível implantar a acessibilidade em edificações de grande porte também, e ao mesmo tempo demonstrar como funciona “in loco”.
Na ocasião estiveram participando da atividade, 180 alunos do Ensino Médio na faixa etária de 15 a 18 anos. Além de assistirem palestras ministradas por acadêmicos do curso, ao final, participaram de um momento interativo na área de vivência, com a exposição de trabalhos e projetos arquitetônicos desenvolvidos pelos acadêmicos, oportunizando aos alunos da escola Odolfo Medeiros práticas envolvendo arte de desenho e pintura.
“Esse deslocamento dos alunos da escola até a Facema permitiu a esses alunos do Ensino Médio, verificar as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam no dia a dia, diante deslocamento de um ponto a outro na cidade. Além disso, também foi repassado a eles, os direitos que todos têm a acessibilidade, incentivando-os a refletir sobre o assunto.” Afirmou o Profº Msc. Acyr Carvalho.
Já o segundo dia da atividade de responsabilidade foi desenvolvido na Escola Raimunda Barbosa Gonçalves de Jesus, beneficiando 100 alunos do Ensino Fundamental, com faixa etária de 8 a 12 anos. De um modo geral, a responsabilidade contou com a participação de 195 acadêmicos do 1º ao 5º período de Arquitetura, além de 14 professores do curso.
Para a acadêmica do 5º período de Arquitetura e Urbanismo Gabriela Jordânia falar sobre o tema acessibilidade é de grande importância para quem reside em Caxias, que está em constante desenvolvimento. “Acredito que essa é uma questão que é sempre bom está se discutindo, principalmente para alunos do Ensino Médio e Fundamental. , E a aceitação da temática foi muito boa, eles interagiram bastante, tirando dúvidas e recebendo bem as informações sobre a acessibilidade, acredito que foi muito proveitoso tanto para eles como para nós alunos de Arquitetura.”
Clique aqui e confira mais fotos